Eletrônica Amplificador de Potência classe B (push-pull)
Por: Tainan Agostini • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
Prática XII – Amplificador de potência classe B (push-pull)
1 Introdução
Um amplificador de potência classe B garante que o transistor fique polarizado em um valor que o mantém cortado, sendo o mesmo ligado somente quando o sinal é aplicado. O mesmo necessita de 2 transistores para obter um sinal completo de saída.
O objetivo desta prática é caracterizar um amplificador de potência de classe B, como mostrado nas figura abaixo.
Figura 1 - Amplificador de potência classe B
2 Resultados e discussão
No software LTspice, montamos o circuito da figura 1, comparando a saída à forma de onda senoidal da entrada, é observado uma distorção de crossover, visualizado na figura 2. A partir disso foi montado o amplificador de potência classe AB, utilizado para minimizar estes efeitos (figura 3). Acabamos observando o resultado desejado na figura 4.
Figura 2 - Vin, Vo do amplificador de potência classe B
Figura 3 - Amplificador de potência classe AB
Figura 4 - Vin, Vo do amplificador de potência classe AB
3 Conclusão
Portanto, é possível notar claramente que no primeiro gráfico apresentado temos um sinal cortado, isso ocorre devido a polarização do transistor, uma vez que existe uma distorção do sinal de saída para sinais próximos de 0. Pode-se garantir um sinal livre de distorção usando um amplificador de potência AB, como mostrado no gráfico segundo.
Em suma, foi obtido sucesso no relatório uma vez que conseguimos montar e executar a simulação do circuito e plotar as formas de onda para Vin e Vout em função do tempo. Além de que foi corrigido a distorção do amplificador de classe B, também simulado e plotado.
...