Engenharia
Por: leannapo • 6/5/2016 • Relatório de pesquisa • 959 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CÁLCULO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
LEANDRO NAPOLITANO MACHADO
ORIENTADORA: LUCIANA MARIA BONVINO FIGUEIREDO
SÃO CARLOS, 2016
Introdução
O concreto armado é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo, agregado graúdo e aço. Surgiu da necessidade de unir a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens dos materiais compostos. Segundo Menache (2008) o concreto armado foi introduzido no Brasil no início do século XX como produto patenteado, distribuído por filiais de firmas estrangeiras aqui estabelecidas podendo ser usadas em construções de pontes e viadutos. Em 1920 com as instalações das cimenteiras inicia-se o processo de difusão do concreto armado, determinando um período crítico dessa terminologia no Brasil ao longo dos anos até 1930. Somente em 1940, o concreto esta de certa forma, estabilizado e já tem seu uso normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.(Mechanne1999)
Nos dias atuais o concreto armado é o recurso mais consumido no mundo perdendo somente para água. No Brasil é utilizado em todo território nacional, devido a abundância dos materiais constituintes do concreto armado na natureza e facilidade de aplicação do material que se molda a qualquer forma e seu custo beneficio que o torna imbatível no mercado da construção civil.
``O projeto estrutural, individualmente responde pela etapa de maior representatividade no custo total da construção (15% a 20% do custo da obra)`` (COSTA, 1997 apud ALBUQUERQUE 1999).
Ao longo dos anos, o conceito de estrutura econômica evoluiu. Antes havia uma preocupação em trabalhar com as seções mais esbeltas. Hoje em dia objetiva-se a padronização das fôrmas, que facilita a produtividade e o reaproveitamento.
Segundo Nádia Fischer com a possibilidade de se construir estruturas cada vez mais esbeltas e arrojadas trouxe, sem duvida, um grande avanço tecnológico à construção civil. Na mesma medida, porém, foi preciso pagar um alto preço: o cálculo dessas estruturas é cada vez mais complexo e refinado. Com a evolução dos microcomputadores e dos softwares, foram criadas ferramentas poderosas com a finalidade de auxiliar os engenheiros a executar os projetos.
Quando bem utilizados, programas facilitam a elaboração de projetos e contribuem para obtenção de estruturas mais econômicas. (Nádia Fischer)
Com o amadurecimento da sociedade em relação ao papel do engenheiro, hoje muitos clientes optam por fazer o projeto estrutural mesmo em edifício de pequeno porte. Isso não era realidade até o início do ano 2000, onde as maiorias das obras não tinham projeto estrutural.
O presente trabalho refere-se ao cálculo de elementos estruturais de concreto armado de um edifício residencial unifamiliar de 2 pavimentos. No qual; no pavimento superior estão localizados os quartos e banheiros e no pavimento térreo os demais cômodos (banheiro, sala, cozinha). As vigas serão feitas em concreto armado, laje treliçada, elemento de vedação externo com bloco cerâmico de 12 furos e vedação interna com bloco cerâmico de 8 furos.
...