Engenharia de Métodos
Por: pollygcosta • 16/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 498 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Colegiado de Engenharia de Produção
Docente: Ana Cristina Gonçalves Castro Silva
Engenharia de Métodos
Pollyana Gusmão da Costa
Contribuição dos estudos da investigação sobre o uso da Pá de Taylor e o assentamento de tijolos do casal Gilbreth na produtividade dos sistemas de produção
Juazeiro – BA
2014
Investigação sobre o uso da Pá de Taylor e o assentamento de tijolos do casal Gilbreth
A investigação sobre o uso da pá feito por Taylor deu-se início no ano de 1898 quando trabalhava na Bethlehem Steel Works procurando melhorar os métodos de trabalho em diversos setores da empresa. Essa investigação ocorreu através da observação do trabalho executado por 400 a 600 homens por meio da movimentação de materiais com o auxílio de pás em que os materiais predominantes eram o minério de ferro e o carvão. Taylor então estudou as atividades dos dois melhores funcionários da empresa, colocando-os em diferentes partes do pátio e cronometrando o tempo exercido por eles em cada atividade. Dessa maneira foi possível perceber que alterando-se o tamanho da pá utilizada para movimentar cada material de acordo com o peso máximo estipulado, foi possível perceber que uma pá grande deveria ser utilizada para o material mais leve e a pá menor para o material mais pesado, pois dessa forma foi possível otimizar o tempo da atividade e a produtividade dos funcionários de acordo com o material trabalhado por eles.
O estudo realizado pelo casal Gilbreth foi o de encontrar a melhorar maneira de um funcionário desempenhar determinada função através da observação do trabalho de pedreiros da construção civil. Notando-se que, embora os pedreiros desempenhassem a mesma função cada um tinha a sua metodologia de trabalho e que um nunca desempenhava a sua função da mesmo forma que o outro, além de não usarem os mesmos movimentos durante as atividades exercidas. Através de fotos tiradas dessas atividades feitas pelos trabalhadores, Gilbreth conseguiu aumentar a produção fazendo pequenas alterações no ambiente de trabalho desses homens, aproximando o funcionário do material que era utilizado para desempenhar determinadas funções e retirando o trabalho desnecessário realizado em alguns momentos durante a rotina diária de trabalho.
Através do conhecimento dos estudos do uso da pá de Taylor e do assentamento de tijolos do casal Gilbreth é possível perceber otimizar a realização das atividades dos trabalhadores através da observação do método e do tempo em que cada funcionário leva para desempenhar cada função dentro da empresa. Que o estudo de tempos é uma ferramenta que tem a capacidade de aumentar a eficiência da linha de produção de uma fábrica, tornando possível aumento salarial, menores custos de produção, maiores lucros para a empresa e menores preços para os consumidores. Assim como a ergonomia e o treinamento dos funcionários para desempenharem as funções da melhor maneira possível através da padronização das atividades realizadas na empresa que gera uma influência direta na produtividade do trabalho, além da reorganização dos diversos setores da empresa.
...