Engenharia de Métodos
Por: Natália Gregorio • 2/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
Capítulo 5
Projetos de métodos de trabalho - conceito geral
Antes da Revolução Industrial, o processo de produção estava entregue a artesãos que,com sua habilidade e utilizando instrumentos simples, transformavam a matéria-prima em pro-dutos acabados.Com a Revolução Industrial, o homem transferiu algumas de suas habilidadespara as máquinas.
Com o aumento da demanda de produtos, o sistema industrial capitalista desenvolveu-se. Assim, o processo de produção consiste hoje em fabricar um produto através da utilização de homens, máquinas e materiais.
Existe quase sempre um numero infinito de meios para se fabricar um produto especifico,processar-se uma colheita ou minerar-se carvão. O projetista de métodos dispõe do processo sistemático de solução de problemas para ajudá-lo na determinação do processo e dos métodos a serem usados. O processo total de lançamento de um novo produto, na produção, poderá ser dividido em três fases:
1) Planejamento.
2) Pré-produção.
3) Produção.
PLANEJAMENTO - Este é o primeiro passo em qualquer processo de produção ou fabricação. O planejamento é o processo de tomada de decisão no qual os objetivos e metas são determinados, e é feita uma escolha a partir das alternativas levantadas.
PRÉ-PRODUÇÃO - Esta é uma fase de transição. A informação do planejamento é transferida para a organização da produção.
PRODUÇÃO - É a sequência da operaçãb de fabricação estabelecida na fase do planejamento e pré-produção. Envolve o uso de homens, máquinas e materiais para fabricação mais eficiente da peça ou produto.
Capítulo 6
Projeto de métodos de trabalho - desenvolvimento do método melhorado
Quando um novo produto ou serviço está sendo projetado ou desenvolvido, quase sempre se considera o sistema ou processo que deverá ser usado para fabricar o produto ou proporcionar o serviço. É neste ponto que existe a grande oportunidade de se usar o projeto do processo e se proporem os melhores sistemas e métodos de produção. Portanto, sempre existe a oportunidade de se melhorarem os processos e os métodos, até o ponto de se redesenharem o próprio produto e seus componentes, bem como padronizar-se e melhorar-se a utilização da matéria-prima
Na pesquisa de um método melhor, o analista não deve ser influenciado pelo método atual. Ele deve reconsiderar o problema, sob todos os pontos de vista, para conseguir o seu objetivo,antes de simplesmente tentar introduzir melhorias no método em estudo.
Pesquisa de possíveis soluções - Desenvolvimentos do método preferido
Os quatro enfoques que se seguem devem ser considerados no desenvolvimento de possíveis soluções, a partir das quais se selecionará o método preferido.
A) Eliminar todo trabalho desnecessário.
B) Combinar operações ou elementos.
C) Modificar a sequência das operações.
D) Simplificar as operações essenciais.
A) Eliminar todo trabalho desnecessário - Grande parte das tarefas que executamos normalmente não são realmente necessárias. Em muitos casos, o trabalho ou processo não deveria ser submetido a simplificação ou melhoria, mas sim deveria ser inteiramente eliminado. Consiste em:
1) Escolher o custo a ser investigado.
2) Identificar a causa básica que determina a necessidade do custo.
3) Pôr em dúvida a causa básica para que seja eliminada.
Ex: PNEUS SEM CÂMARA DE AR. A câmara ac ar de pneus de automóvel foi eliminada. A causa básica para se usar uma câmara de ar era se prender o ar e se manter o pneu cheio. Uma alternativa era se projetarem uma roda e um pneu de tal forma que o pneu pudesse prender o ar, e a câmara de ar pudesse ser eliminada. Isso foi feito, e a câmara de ar foi eliminada.
BENEFICIOS OBTIDOS COM A ELIMINAÇÃO DE TRABALHO
Se um trabalho pode ser eliminado, não há necessidade de se gastar dinheiro na instalação de um método melhor, pois não existirá interrupção ou atraso devido ao desenvolvimento, teste e instalaçâo do método.
B) Combinar operações ou elementos - Apesar da prática corrente de se dividir um processo em varias operações simples, em alguns casos, a divisão de trabalho é excessiva. Essa divisão excessiva pode provocar dificuldades no balanceamento das diversas operaçòes, acumulação de trabalho entre operações, causada por planejamento ineficiente, e esperas quando operários inexperientes são empregados ou alguns operadores estão ausentes.
Desta forma, as vezes, é possível tornar-se o trabalho mais simples pela combinação de duas ou mais operações ou alterações no método, que permitam a combinação de operações.
...