Engenharia de Métodos
Por: phbc93 • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 970 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
EMPRESA: VCA Indústria e comercio de calçados LTDA.
SETOR: Injeção e expedição
INTRODUÇÃO: A fim de desenvolver e aperfeiçoar programas e métodos de produção mais eficientes e eficazes, e também aumentar a produtividade e, claro pensando numa qualidade melhor.
Estes programas têm como proposta auxiliar empreendimentos visando sempre a conexão do presente e futuro da empresa juntamente à aceitação de seus produtos aos clientes. Dentre os programas de qualidade, destaca-se o programa 5s por ser relativamente “simples” sua admissão. “ O programa 5s é um conjunto simples que ao serem praticados são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e suas atividades” (BONDELLE).
Com o implante adequado desse programa, é provável a obtenção de competitividade, pois a empresa torna-se mais organizada, com metas mais clara, e com posturas mais objetivas. A indústria calçadista dentre as empresas, é que apresenta maior mix de produtos. Porém há necessidade em tecnologia, para só assim, existir mudanças nos setores organizacionais, físico e humano melhorando a produtividade.
METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação, que de acordo com Rodrigues apud Balbina(2007), envolve a participação e ação do pesquisador juntamente com os funcionários envolvidos no processo, onde as decisões tomadas são implementadas e analisadas ao longo da execução do trabalho e o pesquisador, constitui-se de agente externo que atua como facilitador de ações e reflexões dentro de uma organização.
DESENVOLVIMENTO: De acordo com a literatura, para que o uso do programa 5s fosse eficaz era necessário compreender três etapas; preparação, implantação e manutenção, onde estas etapas estariam interligadas ao ciclo PDCA (planejamento, execução, checagem, ações e padronização). O trabalho em questão foi aplicado em dois setores fundamentais para a empresa o setor de injeção termoplástico, e o setor de expedição, no qual participa, consideravelmente, no espaço físico e organizacional da empresa, pois é nele que estão alocados equipados, onde é preciso uma atuação mais hábil.
Na primeira fase do ciclo PDCA identificou-se os principais problemas a serem corrigidos, tais como desorganização no espaço dos operários, impossibilitando muitas vezes acesso a equipamentos e circulação no ambiente, depois de identificado tais questões, elaborou se um roteiro ou plano ação para cada medida a ser tomada de acordo o grau da problemática a ser resolvida, montou-se também um comitê de implantação, formado por três a quatros pessoas de diferentes setores da empresa, e estes ficaram responsáveis pelo registro de falhas, com uso de fotos, e também pela comunicação entre os operários e a gestão do programa 5s, se fazia importante o registro de erros na empresa para que na reuniões fossem discutidas as devidas ações corretivas, e que para cada processo fosse anotado tudo aquilo que estava sendo reparado, durante o todo o processo foi de extrema a importância à sensibilização de todos sobre os benefícios do uso do programa se este fosse aplicado de forma coesa, que foi explicitada através de reuniões e longas conversas, em seguida ocorre à execução do plano de ação a implantação do programa, por ser compostos de cinco fases o programas 5s gera a necessidade de atenção para cada detalhe para que não seja passado para próxima etapa sem que a outra tenha sido executada de forma eficaz, nos levando ao processo de checagem ou manutenção, onde será feitos constantes comparações da situação inicial a atual, e se caso as medidas elaboradas no inicio não tiverem obtido o resultado esperado voltamos à parte de planejamento para elaborar uma medida de fato capaz de bloquear aquele erro, por fim toda essa analise implica na necessidade da ação se caso, ações tomada tiverem obtido o êxito entramos na parte de padronização do processo para que tal problema não venha se repetir.
...