TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Métodos

Por:   •  1/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

AVA 2 – Engenharia de Métodos

Conceitos relativos ao estudo dos tempos 

Engenharia de Produção

Ronie Peterson do Nascimento Oliveira

Aluno: Ronie Peterson                                                                                                              

Curso: Engenharia de Produção

AVA 2 – Engenharia de Métodos

O papel do Custo Marginal de produção na análise preliminar de

projeto de investiment

O papel do Custo Marginal de produção na análise preliminar de

projeto de investiment

Conceitos relativos ao estudo dos tempos 

 

O trabalho consiste na apresentação dos conceitos relacionados ao estudo dos tempos nos processos produtivos. 

1 - Você está tranquilamente na sua casa, sentado no sofá e apreciando uma música de alta qualidade, relaxando a mente e o corpo, quando toca a campainha, que se encontra a 10 metros do seu sofá. Você se levantará para abrir a porta e caminhará cinco metros até onde encontra-se a chave. Irá pegá-la e colocá-la na porta, para finalmente abrir a porta. Você poderia dividir esta atividade em quantos elementos? 

2 - O que você entende por tolerância para alívio da fadiga? 

3 - Qual a finalidade de se dividir uma operação em elementos? 

4 - Defina tempo médio, tempo normal e tempo-padrão. 

5 - Um dos estudos fundamentais é a avaliação da velocidade do operador, já que é determinante para o levantamento dos tempos-padrão. Como devemos proceder de modo a termos a melhor avaliação possível? 

6 - A amostragem do trabalho permite atestar a ocupação de um funcionário dentro de um processo produtivo, bem como as atividades que desempenha. Em que se baseia essa amostragem? 

Você é o engenheiro responsável pela operação de uma fábrica de laticínios e necessitou fazer um estudo para verificar se seus trabalhadores estão realmente ocupados. Para tal, de 10 em 10 minutos

7 - você entra no setor e verifica o número de trabalhadores que ali se encontram e o que estão fazendo. Faça um comentário a respeito do procedimento que você adotou em relação à técnica de amostragem do trabalho. 

8 - Suponha que você é o gerente de produção em um processo em que o produto, para ser fabricado, passa obrigatoriamente pelos recursos na sequência mostrada na figura a seguir. Pergunte-se qual a capacidade produtiva do sistema e identifique qual o recurso “gargalo”? [pic 2]

Resposta 1 

  1. Levantar-se do sofá
  2. Caminhar até a porta, colocar a chave e abri-la.

Resposta 2  

   A fadiga no trabalho está relacionada não só com as atividades realizadas, mas também das condições ambientais do local de trabalho. Alguns parâmetros da NR 17 (NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA – ANTIGO MINISTÉRIO DO TRABALHO) determinam limites das condições  ambientais como ruído excessivo (superior a 80 dB), iluminação insuficiente (inferior a 200 lux), condições de conforto térmico insuficientes (temperatura ambiente fora da faixa de 20 a 24ºC), umidade relativa inadequada (inferior a 40% ou superior a 60%), por exemplo Vibração, cor insuficiente da parede e ignorância da ergonomia na estação de trabalho podem causar fadiga.
Depende basicamente das condições do trabalho, geralmente variando de 10%(trabalho leve e um bom ambiente) a 50%(trabalho pesado em condições inadequadas) da jornada de trabalho.
As tolerâncias podem ser calculadas em função dos tempos de permissão que a empresa se dispõe conceder. Nesse método determina-se a porcentagem de tempo p concedida em relação ao tempo de trabalho diário e calcula-se o fator de tolerâncias como sendo: FT = 1 / (1 – p).

Resposta 3 

   É observar o método de trabalho aplicado e os elementos inseridos no processo avaliando a sua eficácia, as partes menores do processo em que a operação possa ser dividida. Essa verificação deve ser compatível com a medida a ser aplicada, tendo cuidado de não dividir a atividade em muitos elementos ou em poucos, para não
acarretar discrepâncias

Resposta 4  

    Tempo médio, tempo normal e tempo padrão  Tempo médio: Para determinar o tempo médio, faz-se o somatório de todas as tomadas de tempo e divide-se pelo número de vezes que o cronometrista realizou as cronometragens.
TM = TN / N
Onde, TM: Tempo Médio TN: Tempo Normal Médio N: Número de tomadas de decisão.


Tempo normal - Para Barnes (1997), o tempo normal representa o tempo que um operador qualificado e treinado, trabalhando a um ritmo normal, levaria para completar um ciclo de operação. Esse tempo normal pode ser mensurado por meio da seguinte fórmula.

TN = TC / V
Onde, TC é o tempo cronometrado e V a velocidade do operador ou fator de ritmo.


Tempo-padrão - Para Barnes (1977), tempo padrão é o tempo necessário para a produção de um determinado item, peça ou unidade; é um indicador para análise de crescimento de produtividade. Segundo o autor, para calcular o tempo padrão, utiliza-se a seguinte fórmula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (560.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com