Engenharia de Produção Acionamentos Elétricos
Por: Ana Cardinali • 21/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 634 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
CETA - CETRO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS
Engenharia de Produção Acionamentos Elétricos
Relatório de Aula Prática 2 - 3 BIM
(07/08)
Ana Paula Cardinali RA: 15130132
Karoline Garcia de Ramos R.A: 1515534-2
Gabriel Correa Freitas RA: 15009012
AGOSTO 2018
- OBJETIVOS
O material disponibilizado em aula possuia o objetivo de apresentar ao aluno maneiras diferentes de entender e interpretar o acionamento de um contator direto a um foi possível a partir disso verificar o funcionamento de um motor monofásico ao ser ligado em um sistema de 110 V.
O contator pode ter diversas aplicações, como no exemplo apresentado em sala de aula, onde se utiliza de vários contatores combinados para chegar a um resultado que é o acionamento do motor monofásico.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Com o exercício proposto no quadro pelo professor, foi necessário a separação dos seguintes equipamentos das bancadas, como Contatores, interruptores, motor, temporizador, chaves pulsadora, lâmpadas e fios (bananas) para as devidas conexões a ser utilizadas no acionamento.
EXERCICIO 1– PARTIDA DE UM MOTOR MONOFÁSICO
Após uma explicação do funcionamento de um motor monofásico e bifasico pelo professor no laboratório, foi necessário a aplicação na prática pelas bancadas disponibilizadas para os alunos.
O circuito disponibilizado no quadro era separado em duas partes:
- Circuito de Comando – destinado a realizar o acionamento do motor monofásico de maneira correta a partir do acionamento de uma botoeira, no qual foi introduzido dois contatores, no exemplo o primeiro contator era responsável para acionar o motor monofásico com um sentido de giro (direita) e o segundo contator, que era acionado também por uma outra botoeira, tinha a função de fazer o motor girar em sentido oposto (esquerda). Lembrando que foi utilizado disjuntores para garantir uma melhor segurança em todo o processo.
- Circuito de Força – para o circuito de força foi necessário a utilização de dois contatores como explicado acima, o primeiro girava o motor em um sentido e o outro em outro sentido. Os motores foram ligados a disjuntores para garantir uma melhor segurança.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Como resultado obteve o acionamento de um motor em vários sentidos, como no exemplo ao ser pressionado uma botoeira o motor giraria no sentido horário, e ao ser pressionado uma outra botoeira o motor giraria em outro sentido.
Foi também adicionado junto ao circuito um intertravamento, para se acaso o usuário apertasse uma das botoeiras para o acionamento em um sentido a outra botoeira se tornaria desativada para não ocorrer um curto circuito.
...