Engenharia de métodos
Por: wilh • 29/10/2015 • Abstract • 332 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
- REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 Gestões de operações
Rendes (2008), cita que a gestão de operações corresponde ao planejamento e a gerência de manufatura de bens e capitais, do controle das tarefas, produção e demanda oferecido para determinado produto ou serviço ofertado ao mercado consumidor, afim atender o mercado consumidor conforme as demandas necessárias, nesse panorama a gestão de opções faz-se do uso do planejamento e gerência das atividades através dos conhecimentos de tempos e métodos.
1.2 Definições de tempos e métodos
Martins e Laugeni (2005), condizem que a capacidade de produzir e ter o padrão do processo são dependentes dos tipos de fatores escolhidos para o gerenciamento do serviço. Os processos de automação seguem um padrão quase não variável, enquanto, os gerenciados pela intervenção humana destorcem de um padrão facilmente, uma vez que cada gerenciador tem atitudes, forças e pensamentos diferentes.
Afim de avaliar o desempenho de um determinado processo de produção, faz-se necessário a medição do tempo padrão do trabalho. Para isso, recomenda-se que haja um dialogo com operadores antes das etapas do processo o tipo de trabalho que será realizado para já haver a familiarização, posteriormente definir os métodos e dividi-los em etapas, sempre anotado todos os procedimentos. Após isso, cronometra-se os ciclos, retira-se o tempo médio (TM), avalia-se o fator de ritmo, tempo normal (TN) e a tolerância para fadiga, para então, determina-se o tempo padrão (MARTINS & LAUGENI, 2002).
1.3 Fluxograma
É uma representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado. As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas, sendo que cada símbolo possui um significado importante Barnes (1977).
Barnes (1977) relata que em 1947 a American Society Mechanical Engenieers (ASME) introduziu, como padrão, cinco símbolos conforme disposto no Quadro 1 a seguir.
Quadro 1: Símbolos das operações.[pic 1]
...