Ergonomia
Por: kneutzling • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
ANTROPOMETRIA NA ERGONOMIA
A ergonomia pode ser definida como um conjunto de ciências e tecnologias que tem como objetivo a adaptação do trabalho ao homem, buscando a máxima eficiência possível nas relações entre o ser humano e seu ambiente de trabalho. Uma característica fundamental da ergonomia é a sua interdisciplinaridade, pois, para atingir seus objetivos, utiliza-se de várias ciências biológicas, como medicina, fisiologia, psicologia e antropologia, conjugadas com a engenharia.
A ergonomia tem como conceito fundamental adaptar as condições de trabalho ao ser humano, visando a segurança e o bem estar dos trabalhadores nas suas atividades produtivas. Para atingir seus objetivos a ergonomia estuda diversos fatores, entre os quais podemos destacar as características físicas, fisiológicas e psicológicas do ser humano, os equipamentos, maquinas, instalações e mobiliário utilizados, além de vários aspectos relacionados ao ambiente, como temperatura, ruídos, vibrações, a estrutura organizacional do sistema produtivo englobando horário e turnos de trabalho e as questões relacionadas com a fadiga e estresse que podem provocar acidentes de trabalho.
No passado, as aplicações da ergonomia limitaram-se quase que exclusivamente ao âmbito militar e industrial, relegando as aplicações de caráter social a um segundo plano. Atualmente, esta presente em todos os setores de atividades, indústria, mineração, setor de serviços e em nossas residências.
A antropometria trata das medidas físicas do corpo humano. A Revolução Industrial especialmente a partir da década de 40, trouxe como conseqüência um grande interesse na importância das medidas, pois com o surgimento de complexos sistemas de trabalho, o desempenho de seus operadores depende basicamente das dimensões antropométricas. A projeção de um equipamento ou produto específico para uma determinada população,deve, sempre que possível, realizar-se mediante medidas antropométricas dessa mesma população, No âmbito industrial, quanto mais padronizado for o produto, menores serão seus custos de produção.
Os projetos a serem aplicados nos diversos setores produtivos, devem levar em conta aspectos físicos e socioculturais dos usuários envolvidos nas atividades produtivas, pois só assim poderão executar sem trabalho com o máximo de conforto e eficiência.
Bibliografia:
- ABERGO. Associação Brasileira de Ergonomia. Classificação do entendimento em Ergonomia. Disponível em: www.abergo.org.br. Acesso em 03 ago. 2009.
- ABRAHÃO, J. I.; PINHO, D. L. M. As transformações do trabalho e desafios teórico-metodológicos da ergonomia. Estudos de Psicologia, v. 7, p. 45-52, 2002.
- ABRAHÃO, J.; SZNELWAR, L.; SILVINO, A.; SARMET, M.; PINHO, D. Introdução à Ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Blucher, 2009. 240p.
...