Ergonomia
Por: ialabs • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 5.330 Palavras (22 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA[pic 2]
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE
SEGURANÇA DO TRABALHO – CEEST 2015
BRUNA ALTREITER
IALA SANTANA CAIRES
ISABELA SOFIA DA SILVA DE SANTANA
JESSICA SILVA LIMA
ROSA MARIA DE AZEVEDO DA SILVA
VANESSA NASCIMENTO
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SSMA
SALVADOR
2015
BRUNA ALTREITER
IALA SANTANA CAIRES
ISABELA SOFIA DA SILVA DE SANTANA
JESSICA SILVA LIMA
ROSA MARIA DE AZEVEDO DA SILVA
VANESSA NASCIMENTO
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SSMA
Trabalho em equipe apresentado ao apresentado ao professor da disciplina ENG807 – Administração e Organização de SSMA do Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho – CEEST 2015 da Universidade Federal da Bahia – UFBA, como requisito para avaliação desta disciplina.
Orientador: Prof. Américo Diniz Carvalho Neto.
SALVADOR
2015
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
Nenhuma entrada de índice de ilustrações foi encontrada.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 Diagnóstico da Empresa
3.1 Histórico
3.2 RAmo de Atividade
3.3 cultura ssma
4 Métodos desenvolvidos
5 DIMENSIONAMENTO DO SESMT PELA NR 4
6 Política de segurança, saúde e meio ambiente
6.1 Baseada no modelo tradicional (Aspectos Legais)
6.2 Baseada no modelo moderno (Gestão Integrada)
7 funcionograma
8 sistema de gerenciamento de ssma
8.1 Requisitos OHSAS 18001
8.2 Controle de Gestão
8.3 Implantação de SGSST e Indicadores
9 auditoria
10 conclusão
INTRODUÇÃO
A gestão de qualidade, ambiental e de saúde e segurança é de grande importância em qualquer organização que busca o aprimoramento do fornecimento de bens e serviços. É cada vez mais notória a busca das organizações pela certificação de um SGI (Sistema de Gestão Integrada) pois estes auxiliam na redução de custos, na melhoria de desempenho e na imagem da organização perante seus clientes e fornecedores, sendo que um muitos casos a certificação é um pré requesito para as transações comerciais. Segundo Oliveira a medida que a organização obtêm múltiplas certificações, cresce a necessidade de se desenvolver um sistema único, que coordene os múltiplos requesitos que integre os elementos comuns e reduza as redundâncias.
As normas NBR ISO 9001-Sistemas de Gestão de qualidade, NBR ISO 14001- Sistemas de Gestão Ambiental e OHSAS 18001- Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho são as atuais referências para a obtenção da certificação de um SGI. A NBR ISO 9001 atua no processo produtivo da organização de maneira a garantir padrões de qualidade do produto/serviço. A obrigatoriedade das empresas no cumprimento das leis relativas à Saúde, Segurança e Meio Ambiente fez com que estas não só busquem o cumprimento da lei como também demonstrem a seus clientes e parceiros a sua posição e compromisso com relação ao meio ambiente e a saúde e segurança de seus trabalhadores. Neste âmbito a certificação ISO 14001 e OHSAS 18001 é de grande valor.
Um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho proporciona que as empresas não se preocupe somente o produto final, mas que deem atenção a saúde física e mental de seus trabalhadores , de maneira a obter melhores condições de trabalho dessa forma aumentando da satisfação, produtividade e otimização no ambiente de trabalho. Assim a norma OHSAS 18001 busca contribuir para a minimização dos riscos de acidentes doenças ocupacionais aos quais os trabalhadores possam estar expostos de acordo com a sua atividade.
OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo elaborar um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho e auditoria do mesmo de maneira a auxiliar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para uma clínica odontológica, tendo como base a análise da composição dos principais sistemas de gestão em segurança e saúde e da norma referente ao tema, a OHSAS 18001. Assim como dimensionar o SESMT de acordo com a Norma Regulamentadora (NR- 4, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho)
...