Ergonomia na computação
Por: engcomp • 30/9/2016 • Artigo • 653 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
FACULDADE - Cidade
Segurança no Trabalho
Ergonomia
Nome: Insira seu nome aqui - R.A.: 9999999999
Curso – Nº Semestre
Professor: Nome do Professor
Índice
A História......................................pg. 3
O Que É........................................pg. 4
Aplicação na Computação............pg. 5
Resultados....................................pg.7
A História
O médico italiano Bernardino Ramazzini foi o primeiro a manifestar estudos a respeito da ergonomia e as lesões relacionadas ao trabalho, já no século XIX Frederick Winslow Taylor lançou seu livro “Administração Científica” com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar os trabalhos sem prejudicar o bem-estar dos trabalhadores.
Em 1900 outro pesquisador aprimorou as ideias de Taylor, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian desenvolvendo o “Estudos de tempo e movimentos” tendo um melhoramento na abordagem da ergonomia no trabalho, com a segunda guerra mundial a preocupação do tempo que os soldados ficariam em aviões também causou mobilização a respeito, nascendo assim aviões com mais conforto para os pilotos.
O termo ergonomia foi introduzido no vocabulário inglês nos anos 50 onde foi fundado em Oxford a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), e em 1961 ocorreu na Suécia o primeiro congresso da Associação, já nos EUA foi criado o termo Human Factors Society em 1957, levando o uso desse termo até os dias atuais.
Apesar disso, acredita-se que a utilização da ergonomia se dá desde os primórdios da humanidade, com a utilização de pedras afiadas como objetos cortantes, ou então pedras nas extremidades de gravetos para servir de martelos e lanças, facilitando a vida das pessoas na época.
O Que É
A palavra “Ergonomia” é derivada de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (normas e regras).
Ela é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.
Ou seja, ela veio para tornar o trabalho uma atividade menos desgastante para o trabalhador, como indicações de posturas que não tragam desconforto, ou sistemas de alavancas para otimizar a força.
O objetivo dela é beneficiar tanto o colaborador, diminuindo lesões e desconforto, quanto a empresa, diminuindo casos de afastamentos, ou até indenizações decorrentes de lesões permanentes.
Aplicação na Computação
Os profissionais da computação têm, como rotina, ficar horas e horas sentados em frente a computadores e dispositivos, concentrados em suas funções, o que as vezes faz com que adotem posturas incorretas.
Além do profissional, há também o estudo e a adaptação do ambiente para as necessidades do profissional.
Então, a ergonomia tem grande importância para garantir ao colaborador um melhor rendimento, evitando o cansaço excessivo durante o dia. E também, reduzindo possíveis problemas futuros derivados da má postura.
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
Dos problemas relacionados à postura, os mais comuns são: dores nas costas e pescoço.
Porém, há também inchaços das pernas, entupimento de vasos, cãibras nos dedos, entre outros.
...