Estruturas de aço métodos
Por: camilachagas3 • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL
ESTRUTURAS DE AÇO
ALINE NEIVA
CAMILA CHAGAS
FLÁVIA SOUSA
RAFAELA COSTA
SALVADOR , BAHIA , BRASIL
2015
[pic 2]
ENGENHARIA CIVIL
ESTRUTURAS DE AÇO
ALINE NEIVA
CAMILA CHAGAS
FLÁVIA SOUSA
RAFAELA COSTA
Trabalho referente à disciplina estruturas de aço, do curso de engenharia civil, ,ministrado pelo professor Augusto Cezar , turma EC-NR01 do sétimo semestre.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2015
- Introdução
O aço é uma liga metálica formada basicamente por carbono e ferro. Ele está sempre presente nas relações humanas, nos lares e no futuro. Está presente no nosso cotidiano há muitos anos e vem se tornando cada vez mais essencial. Mas fabricá-los exige técnicas renováveis, por isso existe um grande investimento das siderúrgicas.
1.1 Aspectos Históricos
O início da utilização do aço na construção civil está inteiramente relacionado com o desenvolvimento industrial a partir da Segunda Guerra Mundial. O primeiro uso do aço se deu na composição de painéis autoportantes que surgiu baseado na técnica Wood Frame.
ALINE COMPLETA
1.2 Vantagens e Desvantagens
A utilização no aço da construção civil acarreta algumas vantagens e desvantagens sendo necessária uma análise antes da sua aplicação.
Algumas vantagens que podem ser apresentadas no dia a dia são : sua rapidez quando usado como elemento estrutural na construção civil, boa resistência a tração e a compressão , pode ser solicitado com exatidão, sendo assim as etapas da obra ficam mais definidas e práticas, deixando o canteiro livre para as demais etapas de execução. Apesar das vantagens abordadas anteriormente, existem algumas desvantagens como a necessidade de uma utilização de mão de obra mais qualificada, o elevado custo de suas peças, é um material corrosivo, ou seja , pode ser prejudicial em obras localizadas no litoral.
1.3 Campo de aplicação
Aline
1.4 Principais fases na construção de uma obra
Aline
- Tipos de aço estrutural
Os aços são classificados em grupos que facilita o entendimento na sua área de aplicação, alguns desses tipos são : aço carbono, aço de baixa liga e aço com tratamento térmico.
- Aço Carbono
O aço carbono é uma liga metálica formada de ferro e carbono, suas proporções geralmente variam até 1,65 % de Carbono e menores quantidade dos demais elementos, como o manganês e o silício. O carbono é adicionado ao ferro para solidificação das estruturas nele presente e fortalecer o material que deste será resultante. Este tipo de aço tem maior rendimento que os demais. Existem vários tipos de aço oriundos do aço carbono como os aços de baixo carbono, aço de alto carbono e aços de médio-carbono, todos dependem do teor de carbono presente. Este tipo de aço tem como objetivo fundamental para a estrutura a ductilidade(Causando boa trabalhabilidade entre as peças) e a homogeneidade, além de possuir uma resistência pequena a corrosão e apresentam também uma boa relação entre o limite de resistência e limite de escoamento, o que resulta na sua boa soldabilidade(Facilidade que tem de se praticar a operação da soldagem).
- Aços de baixa liga
Os aços de baixa liga é o grupo de aço estrutural que possui melhor qualidade por ter como característica a adição de reduzidos teores que variam de 1,5% a 5% de outros elementos de liga como o Manganês, Níquel , o Silícios , entre outros , visando obter propriedades diferenciadas. Por ganhar essas propriedades distintas são encontrados em qualquer segmento industrial. Esse tipo de aço também é muito utilizado na formação de peças, ferramentas e estruturas. Com esse grupo de aço pode ter uma ampla variedade de microestruturas e consequentemente grande variedade de propriedades mecânico como dito anteriormente. Os aços de baixa liga são usados na condição revenidos e temperados, pois desse modo lhe dará melhor combinação da resistência mecânica e da tenacidade(Impacto necessário para levar o material á ruptura). O risco da formação de trincas diminui. Esse grupo é usado toda vez que se possui obter: Aumento da resistência mecânica, melhorar a resistência à corrosão, melhorar a resistência ao limite de fadiga e ao choque e elevar o limite de escoamento para o limite de resistência à tração sem perda da ductilidade.
- Aços com tratamento térmico
O tratamento térmico é um ciclo o qual é realizado processos de aquecimento e resfriamento nos metais sob condições controladas de temperatura e tempo, que tem como função alterar suas propriedades físicas e mecânicas, sem alterar sua forma. Sendo assim consegue-se obter variadas propriedades que se formam pela alteração das propriedades iniciais, cada uma se adequando para determinada função. Normalmente esse processo é diretamente ligado ao aumento da resistência do aço. A maioria dos aços é submetida a este tipo de tratamento, inclusive os citados anteriormente. Os principais usos do tratamento térmico têm como objetivo: Remoção de tensões internas, aumento ou diminuição da dureza, aumento da resistência mecânica, melhora da ductilidade, melhora da resistência ao desgaste, melhora da resistência à corrosão e melhora da resistência ao calor.
...