Estudo Comparativo Entre Processos Construtivos com Estrutura em Aço em Relação às Estruturas em Concreto Armado
Por: M3Myself_1 • 30/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 4.856 Palavras (20 Páginas) • 317 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
RENATA MOREIRA DA PAIXÃO
Estudo Comparativo entre processos construtivos com estrutura em aço em relação às estruturas em concreto armado
SANTARÉM-PARÁ
2020
RENATA MOREIRA DA PAIXÃO
Estudo Comparativo entre processos construtivos com estrutura em aço em relação às estruturas em concreto armado
Trabalho apresentado a disciplina de Projetos de estrutura de Aço, Universidade Luterana de Santarém-CEULS/ULBRA, como requisito parcial para obtenção de nota de 1º Grau, curso de Engenharia Civil.
Orientador: Prof. Nadir Pires
SANTARÉM-PARÁ
2020
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Esquema do concreto….……………………………………………………....7
Figura 2: Torre Eiffel, Paris………………………………………………………………..9
Figura 3: Empire State Building, Nova Iorque………………………………………... 10
Figura 4: Estrutura metálica utilizada para execução de prédio……………………..11
Figura 5: As obras de fundação do One Vanderbilt eram inicio em março ………...12
Figura 6. Monopole tower, região desconhecida…...………………………………….15
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1.2 Vantagens e Desvantagens 8
2.2 Estruturas Metálicas 9
2.2.1 Aço 9
2.2.2 Estruturas em Aço 11
2.2.3 A utilização do Aço no Mundo 12
2.2.4 Vantagens e Desvantagens 13
2.3 Diferenças entre Estrutura de Aço e Concreto Armado 14
3. Conclusão 16
4. Referências 17
5
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, no ramo da construção civil, existem diversos sistemas construtivos para a execução de uma edificação. Na alvenaria estrutural, une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidrossanitário. Deve também, definir os vãos da edificação de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.
A alvenaria estrutural necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficarem niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que as paredes sustentam a edificação. Para edificações com mais de 4 pavimentos, deve-se utilizar barras de aço juntamente dos blocos de alvenaria estrutural.
Outro método o de paredes de concreto, consistem em um sistema construtivo em paredes estruturais maciças de concreto armado. Estas paredes são concretadas com o auxílio de formas de madeira ou metálica que são montadas in loco de acordo com o projeto arquitetônico. As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas, então não há quebra de paredes e retrabalhos. Este sistema é viável para construções de larga escala, onde as formas serão reutilizadas várias vezes, pois o custo das mesmas é alto.
Dentre os processos construtivos mais utilizado no Brasil está o Concreto Armado, tradicional, é formado pela estrutura do mesmo, com vigas, pilares e lajes, preenchido pela alvenaria de vedação, com tijolos e revestimentos, e permite alterações de projeto e expansão de ambiente. Na Construção civil brasileira, ainda é predominante o sistema convencional caracterizada pela baixa produtividade e principalmente pelo grande desperdício de materiais e geração de resíduos sólidos. Em Contraparte está as estruturas metálicas em Aço, desde as primeiras pontes metálicas até os mais modernos edifícios comerciais e residenciais, o aço tem sido utilizado cada vez mais na construção civil a partir do século XVIII, possibilitando soluções arrojadas e eficientes para inúmeros tipos de obra, em se tratando de torres verticais ele é o mais utilizado em redes de telefonia e etc.
Neste presente trabalho vamos tratar sobre as diferenças, vantagens e desvantagens entre processos construtivos verticais com estrutura em aço em relação às estruturas em concreto armado.
6
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Concreto Armado
As estruturas são responsáveis por dar a sustentação a casa. Elas transferem o peso da construção para as fundações, que por sua vez distribuem a carga para o solo. A estrutura de concreto armado é a mais comum nas casas dos brasileiros. O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).
...