TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Comparativo Entre Processos Construtivos com Estrutura em Aço em Relação às Estruturas em Concreto Armado

Por:   •  30/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

   

 

RENATA MOREIRA DA PAIXÃO

Estudo Comparativo entre processos construtivos com estrutura em aço em relação às estruturas em concreto armado

SANTARÉM-PARÁ

2020

RENATA MOREIRA DA PAIXÃO

       

 

Estudo Comparativo entre processos construtivos com estrutura em aço em relação às estruturas em concreto armado

   

 

Trabalho apresentado a disciplina de Projetos de estrutura de Aço, Universidade Luterana de Santarém-CEULS/ULBRA, como requisito parcial para obtenção de nota de 1º Grau, curso de Engenharia Civil.

 

Orientador: Prof. Nadir Pires

   

 

SANTARÉM-PARÁ

2020

 

                     

 

LISTA DE FIGURAS 

Figura 1: Esquema do concreto….……………………………………………………....7

Figura 2: Torre Eiffel, Paris………………………………………………………………..9 

Figura 3: Empire State Building, Nova Iorque………………………………………... 10

Figura 4: Estrutura metálica utilizada para execução de prédio……………………..11

Figura 5: As obras de fundação do One Vanderbilt eram inicio em março ………...12

  1. Figura 6. Monopole tower, região desconhecida…...………………………………….15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. DESENVOLVIMENTO        6

2.1.2 Vantagens e Desvantagens        8

2.2 Estruturas Metálicas        9

2.2.1 Aço        9

2.2.2 Estruturas em Aço        11

2.2.3 A utilização do Aço no Mundo        12

         2.2.4 Vantagens e Desvantagens        13

2.3 Diferenças entre Estrutura de Aço e Concreto Armado        14

3. Conclusão        16

4. Referências        17

  1.                                                                                                                                             5

  2. 1. INTRODUÇÃO

Atualmente, no ramo da construção civil, existem diversos sistemas construtivos para a execução de uma edificação. Na alvenaria estrutural, une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidrossanitário. Deve também, definir os vãos da edificação de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.

A alvenaria estrutural necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficarem niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que as paredes sustentam a edificação. Para edificações com mais de 4 pavimentos, deve-se utilizar barras de aço juntamente dos blocos de alvenaria estrutural.

Outro método o de  paredes de concreto, consistem em um sistema construtivo em paredes estruturais maciças de concreto armado. Estas paredes são concretadas com o auxílio de formas de madeira ou metálica que são montadas in loco de acordo com o projeto arquitetônico. As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas, então não há quebra de paredes e retrabalhos. Este sistema é viável para construções de larga escala, onde as formas serão reutilizadas várias vezes, pois o custo das mesmas é alto.

Dentre os processos construtivos mais utilizado no Brasil está o Concreto Armado, tradicional, é formado pela estrutura do mesmo, com vigas, pilares e lajes, preenchido pela alvenaria de vedação, com tijolos e revestimentos, e permite alterações de projeto e expansão de ambiente. Na Construção civil brasileira, ainda é predominante o sistema convencional caracterizada pela baixa produtividade e principalmente pelo grande desperdício de materiais e geração de resíduos sólidos. Em Contraparte está as estruturas metálicas em Aço, desde as primeiras pontes metálicas até os mais modernos edifícios comerciais e residenciais, o aço tem sido utilizado cada vez mais na construção civil a partir do século XVIII, possibilitando soluções arrojadas e eficientes para inúmeros tipos de obra, em se tratando de torres verticais ele é o mais utilizado em redes de telefonia e etc.

Neste presente trabalho vamos tratar sobre as diferenças, vantagens e desvantagens entre processos construtivos verticais com estrutura em aço em relação às estruturas em concreto armado.

                                                                                                                                          6

  1. 2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Concreto Armado

As estruturas são responsáveis por dar a sustentação a casa. Elas transferem o peso da construção para as fundações, que por sua vez distribuem a carga para o solo. A estrutura de concreto armado é a mais comum nas casas dos brasileiros. O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (272.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com