Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgastes e corrosão de substratos metálicos
Por: Jean Marcos Radeski Sopshuk • 20/8/2016 • Resenha • 999 Palavras (4 Páginas) • 1.245 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS ERECHIM.
ENGENHARIA MECÂNICA
[pic 1]
Resenha “Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgastes e corrosão de substratos metálicos”
Leitura e Produção Textual
Jean Marcos Radeski Sopshuk
Luam Savaris
Erechim
2016
Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgastes e corrosão de substratos metálicos
O artigo científico “Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgastes e corrosão de substratos metálicos” de Carlos Roberto Camello Lima, Natália Ferraresso Cardoso de Souza, da UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Engenharia, Santa Barbara d’ Oeste, SP, Brasil e Flávio Camargo da OGRAMAC Engenharia de Superfícies, Santo Antônio de Posses, SP, Brasil, publicado no dia 24/07/2012, é uma abordagem da crescente utilização de revestimentos poliméricos como solução na proteção de materiais metálicos contra corrosão e desgaste nas mais variadas aplicações.
O artigo em estudo é dividido em 03 tópicos. O primeiro tópico descreve de uma forma resumida a aplicação dos revestimentos e o estudo dos tipos de materiais de revestimentos poliméricos. No tópico dois apresenta a seleção dos materiais usados nos testes. No tópico três é feita a comparação em busca de resultados e discussões, estes testes no tópico três são divididas em 05 partes. Na primeira parte foram apresentados os resultados das análises térmicas. Na segunda parte foram apresentados dados da avaliação da dureza e ductilidade. Na terceira parte foram descritos a partir dos relatórios os dados da avaliação metalográfica. Na quarta parte foi avaliado o desgaste dos materiais. Na quinta parte foi analisando a corrosão.
O primeiro tópico descreve da tecnologia de aspersão térmica permite a aplicação de polímeros sobre diversos materiais de substrato, em diversas espessuras, para várias condições ambientais. Esses revestimentos e substratos possuem características únicas quanto à dilataçã0o térmica, ponto de fusão e compatibilidade química durante a deposição. Revestimentos produzidos por aspersão térmica têm grande importância em aplicações que exigem elevada resistência ao desgaste e à corrosão, principalmente nas indústrias de vanguarda, como aeroespacial, aeronáutica, automobilística e eletroeletrônica.
O método de aspersão térmica por chama convencional, conhecido como flame spray, usa a energia química de combustão de um gás combustível em oxigênio como fonte de aquecimento para fundir o material de revestimento. A análise dos materiais é mostrada de uma maneira sistematizada, moderna, com excelentes fundamentos teóricos, aliada a uma visão experimental na analise individual, com a busca dos resultados de suas propriedades.
No tópico dois foram selecionados os materiais e métodos utilizados neste estudo. Os materiais na forma de pó utilizados neste processo foi o polímero poli-éter-éter-cetona-PEEK e poliamida PA. Amostras de aço AISI 1020, com dimensões de 100 mm x 50 mm x 5 mm, foram utilizadas como substratos, foi usado um medidor de espessura e um rugosímetro, em seguida foi realizado um teste de dobramento para verificação de trincas no revestimento. Ensaios de dureza foram realizados, as amostras também precisaram ser preparadas para avaliação metalográfica. O material foi analisado em microscópio e depois foi submetida a uma avaliação a corrosão, onde duas amostras de cada um dos revestimentos foram preparadas para o ensaio de imersão.
Em busca de resultados e discussões, levaram no tópico três a executarem os testes divididos em 05 partes abaixo descritas.
Na primeira parte, foi executada uma análise térmica, que consiste em uma monitoria em função do tempo e temperatura, enquanto a temperatura da amostra sob uma atmosfera especifica, é submetida a uma programação controlada, analisando assim as propriedades químicas e físicas. Dentre as principais analises térmica estão a Termogravimetria (TGA), que mede a mudança de massa devido à interação com a atmosfera, vaporização e decomposição, e a Calorimetria Diferencial de Verredura (DSC), que acompanha processos físicos e químicos envolvendo variação de energia.
...