Estudo de Vigas de Concreto - Comportamento
Por: Kalline Oliveira • 12/10/2020 • Monografia • 8.479 Palavras (34 Páginas) • 230 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
ESTUDO DE VIGA DE CONCRETO ARMADO COM ABERTURA NA ALMA NA DIREÇÃO PERPENDICULAR A SUA ALTURA
Maceió
2020
ESTUDO DE VIGA DE CONCRETO ARMADO COM ABERTURA NA ALMA NA DIREÇÃO PERPENDICULAR A SUA ALTURA
Trabalho de conclusão de curso apresentada à Universidade Tiradentes como um dos pré-requisitos para a obtenção de grau de bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Profa. Me.
Maceió
2020
ESTUDO DE VIGA DE CONCRETO ARMADO COM ABERTURA NA ALMA NA DIREÇÃO PERPENDICULAR A SUA ALTURA
Monografia apresentada à Universidade Tiradentes como um dos pré-requisitos para a obtenção de grau de bacharel em Engenharia Civil.
Aprovada em _____/_____/_____.
Banca Examinadora
Me.
UNIT
Me.
UNIT
UNIT
AGRADECIMENTOS
Primeiramente não poderíamos deixar de agradecer a DEUS, por permitir que chegássemos até aqui firme e forte, por cada dia de sacrifício e de esperança.
Agradecer também aos nossos familiares que deu todo o apoio necessário para que concluíssemos os 5 anos de faculdade, não nos deixando faltar nada. Aos nossos pais, irmãos, amigos e namoradas que nos deram todo amor e carinho e entenderam os momentos de ausência se fizeram presentes nos bons e ruins momentos nos dando apoio para seguir em frente em meio a tanta renúncia, em busca de um futuro melhor.
Agradecer a todos os profissionais que nos acrescentaram, profissionais esses da UNIT e de empresas que deram oportunidade de estagio, que nos proporcionaram toda assistência durante esses anos sempre ensinando da melhor forma e nos tornando pessoas e profissionais qualificados.
RESUMO
Atualmente, é simples dizer que o tempo de execução de uma obra é de suma importância para manter o planejamento financeiro, entretanto, pensando em reduzir o tempo das construções, muitos construtores acabam pulando etapas importantes ainda na fase de planejamento de uma obra, como a etapa de compatibilização do projeto estrutural com os projetos complementares. Sendo assim, muito comum a realização de aberturas em vigas para passagem de tubulações após a execução da estrutura, realizados sem nenhum critério de análise e dimensionamento estrutural, nem muito menos atendem as prescrições da ABNT NBR6118:2014. Este trabalho debaterá do projeto, realizado através de softwares, de vigas de concreto armado com aberturas na alma em diferentes posições, averiguando-se as resistências a compressão e a flexão nas regiões onde se encontra as ditas aberturas, avaliando assim, os efeitos provocados pelas mesmas. Relatando também sobre a importância de se ter uma boa compatibilização dos projetos, para evitar situações durante a obra que não tenha sido prevista e/ou pré-dimensionada. O trabalho será iniciado com uma revisão bibliográfica sobre o tema, enfatizando-se sobre o BIM como uma ferramenta para auxílio do dimensionamento e detalhamento das vigas em questão, assim como as orientações prescritas na norma regulamentadora, a fim de se obter resultados para análise estrutural das vigas.
Palavras-chave: BIM; Aberturas; Resistência.
ABSTRACT
Nowadays, it is simple to say that the execution time of a work is of paramount importance to maintain the financial planning, however, thinking about reducing the construction time, many builders end up skipping important stages still in the planning phase of a work, such as stage of making the structural project compatible with complementary projects. Thus, it is very common to make openings in beams for the passage of pipes after the execution of the structure, carried out without any criteria of analysis and structural design, much less meet the requirements of ABNT NBR6118: 2014. This work will discuss the project, carried out through software, of reinforced concrete beams with openings in the core in different positions, investigating the compressive and flexural strengths in the regions where the said openings are located, thus evaluating the effects caused by the same. Also reporting on the importance of having a good compatibility of the projects, to avoid situations during the work that have not been planned and / or pre-dimensioned. The work will begin with a bibliographic review on the topic, emphasizing BIM as a tool to aid in the dimensioning and detailing of the beams in question, as well as the guidelines prescribed in the regulatory standard, in order to obtain results for structural analysis. of the beams.
Key Words: BIM; Openings; Resistance.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 2.1: CICLO DO BIM. 5
FIGURA 2.2– INSERINDO FURO NA VIGA PARA EVITAR COLISÃO COM TUBULAÇÃO. 7
FIGURA 2.3: DETALHAMENTO DE ARMADURA 8
FIGURA 2.4: COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS 9
FIGURA 3.1: COMPONENTES PARA TRAÇO DE CONCRETO 11
FIGURA 3.2: DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS NOS COMPONENTES ESTRUTURAIS. 15
FIGURA 3.3: CONFIGURAÇÃO DE RUPTURA DE UMA VIGA CONTÍNUA DE DOIS VÃOS, SUBMETIDAS A CARGAS CONCENTRADAS. 15
FIGURA 4.1: RECOMENDAÇÕES NORMATIVAS. 16
FIGURA 4.2: FORMATO DE ABERTURAS EM VIGAS. 17
FIGURA 4.3: FORMAS SUGERIDAS PARA FUROS E ABERTURAS. 17
FIGURA 4.4: VIGAS COM ABERTURAS NA ALMA. 18
FIGURA 4.5: VIGAS COM ABERTURAS EM TRECHOS ONDE A FORÇA CORTANTE É PEQUENA. 19
FIGURA 4.6: ELEVAÇÃO DA VIGA E DIAGRAMA DE ESFORÇO CORTANTE 19
FIGURA 4.7: FUROS NO VÃO, NO APOIO E NO BALANÇO. 20
FIGURA 4.8: DIMENSÕES MÁXIMAS PARA FUROS EM VIGAS 20
FIGURA 4.9: QUADRO PLANO MULTICELULAR FECHADO 20
...