Execução de Tuneis Subterrâneos
Por: Wanderson Souza • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
Execução de tuneis subterrâneos
Para a construção dos tuneis é de estrema importância saber as características do material geológico que a construção irá encontrar. Executar tuneis em rochas ou solos moles assim como argila, arenito ou pedra calcaria, requer maneiras de execução diferentes das necessárias para atravessar solos mais duros tais como o granito, e tuneis subaquáticos que também requer uma tecnologia especial para a sua execução .
VALA A CÉU ABERTO VCA
Esse método é conhecido por ser um sistema destrutivo por causa das interferências que possui na sua superfície, o interessante desse método é que ele pode ser construído de duas maneiras podendo ser feita de maneira direta ou invertida. Esse método baseia-se na desobstrução de valas de grandes dimensões e na aplicação de contenções nas paredes laterais do solo por mediante de pranchas de madeira ou metálica, elas são cravadas perpendicularmente ao solo e travado e sustentado entre si com a utilização de pontaletes e longarinas.
O sistema VCA invertido é na maioria das vezes utilizado em um determinado local em que a superfície interditada precisa ser rapidamente liberada. Nesse sistema as paredes de contenções laterais são executadas através da superfície do terreno e da utilização das paredes guias. Após finalizar as paredes de contenções será preciso escavar somente até a laje superior do túnel, permitindo que a superfície da via seja liberada para o trafego.
Nesse método as principais dificuldades encontradas são as remoções das interferências como: Água, rede de gás, energia e esgoto; escoramento dos edifícios vizinhos e o remanejamento do trafego ao redor da obra.
http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10016902.pdf
https://www.academia.edu/7988463/T%C3%BAneis_-Tipos_e_M%C3%A9todos_Construtivos_de
...