Exercício Instalações Hidráulicas Água quente
Por: Sauloelb • 19/4/2017 • Exam • 763 Palavras (4 Páginas) • 621 Visualizações
- Faça um esboço de um sistema de aquecimento elétrico de acumulação nas residências.
- Qual a norma que deve ser consultada para a instalação de aquecedores a gás?
As normas a serem consultadas são:
NBR 14570 – Instalações internas de uso mútuo;
NBR 13933 – Instalações internas de gás natural;
NBR 13103 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial;
NBR 8130 – Aquecedores de água a gás instantâneo – requisitos e métodos de ensaio
NBR 5899 - Aquecedores de água a gás instantâneo – terminologia
NBR 10540 – Aquecedores de água a gás tipo acumulação – terminologia
NBR 10542 - Aquecedores de água a gás tipo acumulação – ensaios
- Cite vantagens e desvantagens dos aquecedores a gás em comparação com os aquecedores elétricos.
Os aquecedores a gás possuem as vantagens de ter um custo um pouco menor no quesito construção e instalação quando comparado a aquecedores elétricos de acumulação. Ressalta-se que neste quesito, o aquecedor a gás perde para os aquecedores elétricos de passagem (como chuveiros elétricos). Além disso, é vantajoso também no quesito custos de operação, por não os gastos com o gás a ser utilizado serem bem menores que os gastos com consumo de eletricidade dos aquecedores elétricos. A principal desvantagem dos aquecedores a gás, tanto de passagem quanto de acumulação, é o fato de necessitar que a instalação seja feita em local bem arejado, geralmente fora dos ambientes onde será utilizada a água quente, enquanto que um aquecedor elétrico de acumulação pode ser instalado em um vão de telhado ou no topo de um armário e um aquecedor elétrico de passagem é instalado dentro do próprio ambiente de utilização.
- Descreva o funcionamento dos aquecedores de passagem assim como algumas vantagens.
Nos aquecedores de passagem, a água é aquecida somente no momento do uso, isto é, o aquecimento é feito durante a passagem da água fria pelo interior do aparelho aquecedor e a água aquecida já é utilizada instantaneamente. As principais vantagens são os custos de instalação e o pouco uso de espaço físico. Os aquecedores de passagem, sejam elétricos ou a gás, geralmente são bem mais baratos que aquecedores de acumulação. Também não utilizam grandes áreas, uma vez que não é feita acumulação de água quente em reservatórios. As manutenções dos aquecedores de passagem são geralmente menores que as dos aquecedores de acumulação.
- Quais as normas da ABNT que regulamentam o aquecedor de água a gás tipo instantâneo (terminologia e especificação) e os aquecedores de água tipo acumulação (terminologia) respectivamente?
Os aquecedores a gás tipo instantâneo são regulamentados pela NBR 5899 quanto à terminologia e especificações. Há também a NBR 8130, que trata sobre requisitos e métodos de ensaios para este tipo de aquecedor.
Os aquecedores a gás tipo acumulação são regulamentados pela NBR 10540 quanto à terminologia. Há também a NBR 10542, que trata sobre ensaios para este tipo de aquecedor.
- Em virtude da escassez de energia e da tendência cada vez maior de aumento de tarifas de energia elétrica, a energia solar vem sendo adotada em grande escala no segmento de aquecedores de água. Com o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos e das técnicas de instalação, os custos de um sistema de aquecimento solar diminuíram significativamente, fazendo com que o custo benefício acabe compensando, pois é um sistema que combina segurança, ecologia e economia. O sistema apresenta vantagens e desvantagens, quando comparado com outros sistemas. Cite 4 vantagens e 2 desvantagens.
As principais vantagens do aquecimento solar são: Não ser poluidora de ar; ser autossuficiente; ser completamente silenciosa e; ser fonte alternativa de energia.
...