Exercícios De Logica De Programação
Trabalho Escolar: Exercícios De Logica De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deathmonkey77 • 15/11/2013 • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 394 Visualizações
Exercícios – Lógica de Programação
1) Construa um algoritmo para calcular a área de um retângulo. Peça ao usuário o LADO e a ALTURA. Imprima o valor da área na tela e informe o usuário se a figura geométrica é um quadrado ou um retângulo.
2) Faça um algoritmo que verifique se a nota de um aluno está entre 0 e 10. Enquanto a nota não for válida o aluno deve digitar novamente. Informe ao usuário quando sua nota for válida e a imprima na tela.
3) Construa um algoritmo que imprima a tabuada de um número fornecido pelo usuário.
4) Construa um algoritmo que peça para um usuário digitar o nome de um time e imprima na tela se esse time é de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de outro Estado. Dica: utilize os times Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians para o Estado de São Paulo e Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco para o Estado do Rio de Janeiro.
5) Construa um algoritmo que peça ao usuário digitar a data de hoje e sua data de nascimento. Imprima na tela a idade dessa pessoa.
6) Faça um algoritmo para calcular dois números fornecidos pelo usuário. Faça um MENU para o usuário escolher a operação desejada:
1. SOMA
2. SUBTRAÇÃO
3. MULTIPLICAÇÃO
4. DIVISÃO
Imprima o resultado na tela.
7) Faça um algoritmo que calcula as raízes de uma equação de 2° grau. O usuário deve fornecer os valores a, b e c.
Equação de 2° grau = ax² + bx + c
Fórmula de Báskara =
8) Faça um algoritmo que converte um número decimal para binário e imprima o valor na tela.
9) Faça um algoritmo que peça ao usuário duas notas válidas e calcule sua média. Informe a média e se o aluno está APROVADO ou REPROVADO.
10) O que é lexema, sintaxe, instrução e linguagem de programação?
11) Faça um algoritmo que peça um número inteiro ao usuário e informe se o número é par ou ímpar.
12) Faça a tabela verdade dos operadores lógicos NÃO, E e OU.
13) Faça um algoritmo que peça a média e a frequência de um aluno. Verifique se a média está entre 0 e 10 e se a frequência está entre 0 e 100 (%). Caso não estejam mande o aluno digitar novamente. Informe, na tela, se o aluno está APROVADO, REPROVADO por NOTA ou REPROVADO por FALTA.
14) O que de errado no código abaixo? Justifique sua resposta:
Enquanto (nota <= 0) e (nota >= 10) faca
Escreval (“Digite sua nota novamente”)
Fimenquanto
15) Faça um algoritmo que peça a idade de uma pessoa. Verifique se é uma idade válida, ou seja, se é maior que 0 e informe se essa pessoa é ELEITORA, ou seja, se a idade dela está entre 18 e 60 anos.
resolução
// 01)
algoritmo "Área do Retângulo"
var
lado,altura,area:real
inicio
escreval("Digite o Lado da figura :")
leia(lado)
escreval("Digite a Altura da figura :")
leia(altura)
area<-lado*altura
se(lado=altura)entao
escreval("A figura geométrica é um Quadrado e sua área equivale a",area)
senao
escreval("A figura geométrica é um Retângulo e sua área equivale a",area)
fimse
fimalgoritmo
// 02)
algoritmo "Nota válida"
var
nota:real
inicio
escreval("digite sua nota :")
leia(nota)
enquanto: (nota<0)ou(nota>10)faca
escreval("NOTA INVÁLIDA!")
escreval("Digite sua nota novamente")
leia(nota)
fimenquanto
escreval("Nota válida")
escreval("Sua nota é ",nota)
fimalgoritmo
// 03)
algoritmo "Tabuada"
var
num:inteiro
resposta:inteiro
inicio
escreval("Digite o número desejado:")
leia(num)
escreval(num," x 0 =",num*0)
escreval(num," x 1 =",num*1)
escreval(num," x 2 =",num*2)
escreval(num," x 3 =",num*3)
escreval(num," x 4 =",num*4)
escreval(num," x 5 =",num*5)
escreval(num," x 6 =",num*6)
escreval(num," x 7 =",num*7)
escreval(num," x 8 =",num*8)
escreval(num," x 9 =",num*9)
escreval(num," x 10 =",num*10)
fimalgoritmo
//
...