FUNDAMENTO DE HTML
Monografias: FUNDAMENTO DE HTML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiamarias2 • 1/12/2014 • 412 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
2.1. Fundamentos do HTML
Esta seção apresenta a estrutura e sintaxe da linguagem HTML. HyperText MarkUp Language é uma linguagem declarativa que tem a finalidade de dar estrutura a um arquivo de texto, identi-ficando a função de suas seções (título, parágrafo, etc.) e vincular as páginas entre si através de hipertexto.
Não é possível programar em HTML pois a linguagem não possui recursos através dos quais se possa construir procedimentos.
2.1.1. Elementos e descritores (tags)
O arquivo usado para construir uma página Web é texto simples. Mesmo que a página visualizada no browser mostre imagens, applets, plug-ins (como Flash) e outros recursos, por trás de tudo existe uma página de texto e vários outros arquivos separados. É texto, mas não é só texto. É texto marcado com HTML. HTML define toda a estrutura de uma página para que um browser possa formatá-la e produzir a apresentação desejada. HTML também importa as imagens, programas, sons e vídeos que uma página exibe em seu interior. Mas como HTML é texto simples, pode ser editada em qualquer editor de texto (como por exemplo, o Bloco de No-tas do Windows).
Ao ler um documento HTML, um browser tenta interpretar todas as seqüências de ca-racteres que ficam entre os símbolos "<" e ">". O browser entende que qualquer coisa que esti-ver entre esses caracteres é um descritor HTML (tag) e não deve ser mostrado na tela. Se o des-critor for desconhecido ele simplesmente o ignora (e não mostra o conteúdo na tela) mas se realmente for um elemento HTML (definido na especificação suportada pelo browser), ele usará as informações contidas entre os símbolos estruturar a página, formatando-a de acordo com alguma regra de estilo previamente definida.
Toda a formatação de um arquivo HTML é feita exclusivamente através dos descritores. O browser sabe que o arquivo contém código HTML através de sua extensão (ou tipo MIME enviado pelo servidor).
Se um arquivo de texto com extensão HTML mas sem descritores for carregado, no browser, toda a sua informação aparecerá em um único parágrafo, sem destaques, sem forma-tação alguma. Veja as figuras abaixo. Elas ilustram um mesmo texto de um documento HTML digitado no Bloco de Notas do Windows e lidos através do Internet Explorer. Na primeira figura, não há descritores HTML e, apesar dos espaços, tabulações e novas-linhas existente no arqui-vo de texto visualizado no editor de textos, o browser ignora toda a formatação. Já na segunda figura descritores HTML foram incluídos e o browser foi capaz de formatar a página de uma maneira estruturada.
...