FUNDAMENTOS DA TECNONOLGIA DA INFORMAÇÃO
Trabalho acadêmico: FUNDAMENTOS DA TECNONOLGIA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iurih • 29/5/2014 • Trabalho acadêmico • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 150 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Sistema de informação 4
2.1.1 Sistema de Informação Operacional (SIO) 4
2.1.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG) 5
2.1.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD) 5
2.1.4 Enterprise Resource Planning (ERP) 5
2.1.5 Costumer Relationship Manager (CRM) 5
3 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 7
3.1 C 8
3.2 PASCAL 8
3.3 BASIC 9
4 BANCOS DE DADOS 10
4.1 MYSQL 10
4.2 ORACLE 10
4.3 SQL SERVER 11
5 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
No decorrer dos tempos existiram ondas ou fases que podemos definir como saltos tecnológicos, que revolucionaram e continuarão a revolucionar nossa sociedade. Tivemos a onda agrícola, a onda industrial e agora a onda dos sistemas de informação. Cada uma delas evoluiu paralelamente, coexistindo entre si.
Os sistemas de informação tornaram-se poderosos e sua evolução tem sido cada vez maior, provocando verdadeiros choques na vida das pessoas, nas empresas e na computação de maneira geral.
Nos anos 60 e 70 reinavam as maquinas de grande porte, os chamados mainframes, com alta capacidade de processamento, porém com poucos recursos gráficos e interatividade.
Na década de 80 surgiram os computadores pessoais – PCs, e junto com elas os processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos. E através desses computadores surgiu a necessidade de conectividade, emergindo assim as redes de computadores, inicialmente acadêmicas e governamentais, e logo depois corporativas. As empresas puderam, então, agilizar sua produção, descentralizando as informações e podendo recuperá-las de modo rápido.
A informação tornou-se a ferramenta para manipulação do conhecimento dentro da empresa, estratégica para seu sucesso operacional e administrativo.
Os sistemas de informação são a base para suprir todos os níveis das empresas e devem ser estruturados de forma atualizada, promover coleta, processamento e respostas, rápidas e precisas.
2 DESENVOLVIMENTO
Esperamos que este trabalho mostre a importância da informação e do conhecimento de seu âmbito dentro da empresa, fazendo com ela assuma efetivamente seu lugar de destaque na estrutura empresarial.
2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O Sistema de Informação engloba todos os componentes da organização e todos os seus níveis de decisão.
Um Sistema de Informação eficaz deve:
• Produzir informações realmente necessárias, confiáveis, em tempo hábil e com custo condizente, atendendo aos requisitos operacionais e gerenciais da tomada de decisão.
• Basear-se diretrizes capazes de assegurar a realização dos objetivos, de maneira direta, simples e eficiente.
• Integrar-se à estrutura da organização e auxiliar na coordenação das diferentes unidades organizacionais.
• Ter um fluxo de procedimentos racional, integrado, rápido e de menor custo possível.
• Contar com dispositivos de controle interno que garantam a confiabilidade das informações de saída e adequada proteção aos dados.
• Ser simples, seguro e rápido em sua operação.
2.1.1 Sistema de Informação Operacional (SIO)
O SIO é responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento harmônico da organização, também auxilia a tomada de decisões de corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. As informações são apresentadas no melhor nível, ou seja, analítica, detalhada e apresentada no tempo adequado. De forma simples, o papel do SIO é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos dedados da empresa.
2.1.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG)
O SIG é responsável por resumir dados e preparar relatórios, principalmente para o corpo gestor. Esses relatórios geralmente se referem a uma área funcional específica, no entanto, eles são um tipo importante de SI de área funcional. São encarregados do processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão. Eles trabalham com dados resumidos das operações e funções organizacionais auxiliando na tomada de decisões do corpo gestor.
2.1.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD)
O Sistema de Suporte a Decisão (SSD) ou Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema baseado em computadores que através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas organizacionais, sua função é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional, sendo isso o que o diferencia dos demais tipos de sistemas de informações.
2.1.4 Enterprise Resource Planning (ERP)
O ERP facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa, como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações, um banco de dados único, interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um ambiente computacional.
2.1.5 Costumer Relationship Manager (CRM)
É um meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes, inclusive com os clientes em potencial, para benefício mútuo e duradouro. Há bons clientes e outros não tão bons. É necessário distingui-los, manter os bons, melhorar os maus e obter novos clientes. CRM consiste em aplicar estes princípios automaticamente, em todo o banco de clientes e pool
...