Fluxo de caixa
Por: gisllane • 27/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 399 Visualizações
Graduação em Engenharia de Produção
Disciplina: Gestão de Estoque e Cadeia de Suprimentos
Prof.ª: Sílvia Valeriano
Questionário da P1:
Questão 1: Qual o conceito de estoques e suas funções?
Resp: Os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produção de seu produto ou suprimir a necessidade da própria empresa.
As principais funções do estoque são: • Garantir o abastecimento de materiais a empresa, neutralizando os efeitos de: a) Demora ou atraso no fornecimento de materiais; b) Sazonalidade no suprimento ; c) Riscos de dificuldades de fornecimento.
• Proporcionar economias de escala: a) através da compra ou produção de lotes econômicos;b) pela flexibilidade do processo produtivo; c) pela rapidez e eficiência no atendimento às necessidades
Questão 2: Quais são os custos de estoque?
Resp: Nos custos variáveis relacionados com os estoques, temos: custos de operação e manutenção dos equipamentos, manutenção dos estoques, materiais operacionais e instalações, obsolescência e deterioração e custos de perdas. Nos custos fixos, temos: equipamentos de armazenagem e manutenção, seguros, benefícios a funcionários e folha de pagamentos e utilização do imóvel e mobiliário.
Em relação aos custos associados à gestão de estoques, estes podem ser separados em três áreas principais (Garcia et al., 2006, p. 14): Custos de manutenção de estoques; Custos de pedido; Custos de falta.
Questão 3: Como prever a demanda e os tipos?
Resp: O processo de previsão de demanda consiste em determinar as quantidades de vendas futuras com base em informações históricas, mudanças tecnológicas e tendências de mercado. É um processo que utiliza análise quantitativa e qualitativa. A previsão é importante pois os recursos físicos como instalações, máquinas, estoques em geral apresentam "inércia decisória", que é o tempo em que uma decisão tomada leva para acontecer. Tipos de demanda: Negativa: quando o bem em questão não agrada os possíveis consumidores, que podem mesmo rejeitar o bem ou produto. Isto muitas vezes acontece quando uma marca ou produto é envolvido em algum escândalo; Inexistente: acontece quando o bem é desconhecido para o consumidor ou então não vê a utilidade em adquirir o bem; Latente: ocorre no caso de se verificar uma determinada necessidade, mas apesar de existir uma demanda, não existe um bem capaz de satisfazê-la; Declinante: é o caso de um produto que já teve uma alta demanda, mas que por algum motivo, ela está decrescendo; Irregular: verifica-se quando um produto é sazonal, ou seja, é direcionado para uma ocasião específica do ano, e por isso a procura aumenta nessa altura; Plena: é a demanda considerada ideal pela organização que vende um bem, significando que os objetivos de venda previstos foram alcançados; Excessiva: quando a procura por um determinado bem ou produto excede a capacidade de resposta da empresa, não conseguindo satisfazer a todos;
Questão 4: Empresa de manufatura reporta um nível médio de estoque de R$325.000,00 ao longo do mês, decorrente da compra de m-p, da fabricação e da comercialização de produtos acabados.
Os fornecedores de m-p recebem à vista, assim como a empresa recebe à vista dos seus clientes. Se o custo de oportunidade mensal do capital de giro é de 0,4%. Qual o Custo Médio de Manutenção de Estoque dessa empresa?
Questão 5: O que é Efeito Chicote e as técnicas para evitar?
Resp: O efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador. Técnicas: Agilizar o tratamento dos pedidos - a redução nos tempos envolvidos na execução das actividades, tem um pequeno impacto sobre a amplitude das variações. Tornar as cadeias mais curtas para reduzir o efeito chicote. Melhorar a qualidade dos dados - salienta-se a importância de todas as empresas envolvidas na cadeia terem aceso às informações de vendas. Ajuste dos níveis de stock - as variações dos stocks podem ser ajustadas, não apenas num período, mas numa sequência de produtos futuros. Processamento das variações na procura – uma forma de redução da falta de visibilidade que os fornecedores e fabricantes têm do real consumo dos seus produtos, é a partilha das informações de consumo com as empresas intervenientes na cadeia de distribuição. A redução de intermediários na cadeia irá contribuir para o decréscimo da amplificação do efeito de distorção da procura. Para eliminar o efeito chicote poder-se–à antever um único membro da cadeia a realizar todas as actividades de previsão e compras para as outras empresas. A eliminação de etapas na cadeia de distribuição, juntamente com a redução do lead time fazem também parte desta estratégia.Vendor Managed Inventory e Continuous Replenishment Program são práticas apontadas como capazes de actuar na redução do efeito chicote.Racionamento – A colocação da quantidade disponível para entrega pode ser feita de acordo com a participação histórica de mercado de cada cliente, e não segundo os seus pedidos feitos no período de falta. O mesmo deve ocorrer quando uma empresa procura proteger-se de uma possível falta, neste caso, a fim de evitar pedidos distorcidos, o fabricante deve partilhar informações relativas ao stock e à produção. Uma alternativa para controlar a distorção nas quantidades solicitadas pelos clientes é rever as cláusulas contratuais de fornecimento entre as partes. Muitos contratos, permitem que o comprador solicitem aos seus fornecedores uma quantidade ilimitada de produtos, porém existem cláusulas nestes contratos que permitem que o comprador cancele os pedidos ou devolva as mercadorias aos fornecedores sem qualquer tipo de penalização. Formação de lotes de compra e de produção – a utilização da quantidade por lotes é uma consequência de dois factores: um sistema periódico de revisão de stocks e do custo de aprovisionamento (compras, transporte). Para mitigar este efeito deve a informação sobre o consumo ser disponibilizada ao longo da cadeia de distribuição, juntamente com a redução dos custos através da utilização de sistemas informáticos de reposição (Electronic Data Interchange) sem a necessidade da emissão de pedidos em formato de papel. Variações de preço - Uma forma de controlar o efeito chicote
...