TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de implementação de projetos

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

1. OBJETIVO

Estabelecer o Fluxo para Implementação de Projetos Industriais, de forma a prevenir riscos à segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e segurança de alimentos.

2. ESCOPO

        

Todas as Diretorias / Gerências / Coordenações / Supervisões que solicite Projetos Industriais.

3. RESPONSABILIDADES

É de responsabilidade da área de Engenharia assegurar a implementação deste procedimento.

4. DEFINIÇÕES

N.A.

5. PROCEDIMENTO

A implantação de projetos deverá seguir o fluxo de solicitações e aprovações conforme anexo 01. Para a gestão dos projetos, deverá ser utilizado o formulário (CO-EN-PR-001.FM01). O modelo do escopo de trabalho é o formulário CO-EN-PR-001.FM02, que tem como finalidade, descrever o objetivo do projeto.

5.1. Definição de Escopo Conceitual e Validação de Budget

Nesta etapa acontece a definição do projeto e seus objetivos, é aplicada o programa de gestão de mudança nas Avaliações de SGI a qual deverá ser feita por equipe multidisciplinar(, a avaliação de Payback, levantamento dos orçamentos, reuniões de alinhamento com as áreas de interface.

5.2. Elaboração do Edital de Aquisição dos equipamentos

Descrever detalhadamente todas as especificações técnicas a serem atendidas considerando os pontos alinhados com as áreas de interface, assim como todas as exigências de materiais, fabricantes de peças, etc. Detalhar prazos para visita técnica dos fornecedores e o envio das propostas, execução física de montagem, start-up e aceite técnico. Informar todos os Procedimentos KORE que precisam ser atendidos e devem ser analisados os ativos obsoletos existentes nas instalações para avaliação de um possível uso no referido projeto.

Obs: Nesta fase são inseridas no escopo técnico as respectivas necessidades, a depender do projeto, o fornecimento de laudos técnicos, memórias de cálculos, ART, certificados de qualidade, certificados de calibração, ensaios mecânicos e elétricos dos equipamentos, qualificação dos profissionais executantes, normas obrigatórias internas conforme anexo 2 e legais, entre outras necessidades observadas.

5.3. Avaliação SGI

        Nesta etapa do projeto, são avaliados os pontos críticos do projeto com relação à Segurança, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente e Food Defense, conforme procedimento de Gestão de Mudanças e formulário CO-EN-PR-001.FM03 Verificar procedimento   [pic 2]

5.4. Contratação dos Equipamentos

Com o edital concluído pela Engenharia e encaminhado ao departamento de Compras, esta etapa compreende o envio do edital aos potenciais fornecedores e a equalização técnica completa de todas as propostas recebidas (mecânica, elétrica, energética, civil, etc). Após equalização inicia-se o processo de negociação comercial, bem como, abertura e acompanhamento do PDA (Pedido de Autorização), RC (Requisição de Compra) e Pedido de Compra.

Realizada a negociação comercial tem início a elaboração do contrato (quando aplicável) e coleta de assinaturas. Ao enviar o pedido de compras e contrato para o fornecedor está formalizado o início de contagem dos prazos estabelecidos previamente.

Obs: Durante a fase de tomada de preços e reuniões técnicas com os fornecedores o edital técnico poderá ser atualizado de acordo com os esclarecimentos de dúvidas dos fornecedores e surgimento de novas necessidades percebidas. Nesta etapa o organograma do projeto é revisado e definido.

5.5. Solicitação de QP

        Nesta etapa do projeto, deve ser submetido à CCIL a Carta do Projeto, Orçamento fechado por suprimentos e fluxogramas e layouts propostos, pelo setor de Engenharia. Caso haja alguma alteração que se faça necessária para o andamento do projeto, o escopo deve ser alterado.

5.6 Execução / Fabricação dos Equipamentos

Formalizado com o fornecedor o início do projeto deve ser realizada a reunião denominada kick-off do projeto envolvendo o líder, representantes das áreas, inclusive Segurança do Trabalho e os representantes do fornecedor à fim de fazer o alinhamento inicial da execução. Nesta oportunidade é obrigatório assegurar que todos os envolvidos já tenham conhecimento das recomendações advindas das Analises Preventivas de Riscos e do atendimento ao procedimento de Gestão de Mudanças e portanto, sejam capazes de apresentar as ações que serão tomadas para mitigar ou eliminar os riscos identificados. Estas ações serão avaliadas a partir das análises dos documentos legais: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil; Programa de Proteção Respiratória; Programa de Conservação Auditiva; Programa de Gestão de Resíduos; Projeto de Sinalização; Plano de Treinamento Obrigatórios e outros quando necessário.

A empresa deverá avaliar a pertinência de cada documento e a liberação dos inícios de suas atividades está condicionada à aprovação pela Segurança do Trabalho da conformidade dos documentos apresentados, à legislação, à realidade da obra e procedimentos da Solar.

Obedecer aos prazos estabelecidos conforme proposta contratada para elaboração de projeto, fabricação, transporte e montagem dos equipamentos adquiridos, porém, quando da conclusão de fabricação dos principais equipamentos deve ser executado o evento denominado FAT (Factory Acceptance Test), onde líder e/ou representantes das áreas vão até a fábrica do fornecedor para execução de pré-testes dinâmicos e checagem de seguimento das especificações técnicas. A depender da dimensão do projeto, colaboradores são selecionados e vão até a fábrica do fornecedor e/ou a instalações existentes no sistema, para realização de treinamentos técnicos, sob a orientação de um instrutor do fornecedor selecionado.

Obs.: Esta etapa compreende, quando aplicável, o recebimento dos projetos, especificações civis, detalhamentos de instalações dos equipamentos que são de responsabilidade do fornecedor.

5.6.1. Elaboração do Projeto Instalação (Civil, Mecânico e Elétrico)

        Tomando como base os projetos elaborados pelo fornecedor (civil, mecânico e/ou elétrico) dos equipamentos adquiridos, a Engenharia deve elaborar Edital para contratação das necessidades.

        5.6.2. Contratação da Instalação

Obedece ao descrito no item 5.4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (331.4 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com