Fluxo de implementação de projetos
Por: edison_fernandes • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 182 Visualizações
1. OBJETIVO
Estabelecer o Fluxo para Implementação de Projetos Industriais, de forma a prevenir riscos à segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e segurança de alimentos.
2. ESCOPO
Todas as Diretorias / Gerências / Coordenações / Supervisões que solicite Projetos Industriais.
3. RESPONSABILIDADES
É de responsabilidade da área de Engenharia assegurar a implementação deste procedimento.
4. DEFINIÇÕES
N.A.
5. PROCEDIMENTO
A implantação de projetos deverá seguir o fluxo de solicitações e aprovações conforme anexo 01. Para a gestão dos projetos, deverá ser utilizado o formulário (CO-EN-PR-001.FM01). O modelo do escopo de trabalho é o formulário CO-EN-PR-001.FM02, que tem como finalidade, descrever o objetivo do projeto.
5.1. Definição de Escopo Conceitual e Validação de Budget
Nesta etapa acontece a definição do projeto e seus objetivos, é aplicada o programa de gestão de mudança nas Avaliações de SGI a qual deverá ser feita por equipe multidisciplinar(, a avaliação de Payback, levantamento dos orçamentos, reuniões de alinhamento com as áreas de interface.
5.2. Elaboração do Edital de Aquisição dos equipamentos
Descrever detalhadamente todas as especificações técnicas a serem atendidas considerando os pontos alinhados com as áreas de interface, assim como todas as exigências de materiais, fabricantes de peças, etc. Detalhar prazos para visita técnica dos fornecedores e o envio das propostas, execução física de montagem, start-up e aceite técnico. Informar todos os Procedimentos KORE que precisam ser atendidos e devem ser analisados os ativos obsoletos existentes nas instalações para avaliação de um possível uso no referido projeto.
Obs: Nesta fase são inseridas no escopo técnico as respectivas necessidades, a depender do projeto, o fornecimento de laudos técnicos, memórias de cálculos, ART, certificados de qualidade, certificados de calibração, ensaios mecânicos e elétricos dos equipamentos, qualificação dos profissionais executantes, normas obrigatórias internas conforme anexo 2 e legais, entre outras necessidades observadas.
5.3. Avaliação SGI
Nesta etapa do projeto, são avaliados os pontos críticos do projeto com relação à Segurança, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente e Food Defense, conforme procedimento de Gestão de Mudanças e formulário CO-EN-PR-001.FM03 Verificar procedimento [pic 2]
5.4. Contratação dos Equipamentos
Com o edital concluído pela Engenharia e encaminhado ao departamento de Compras, esta etapa compreende o envio do edital aos potenciais fornecedores e a equalização técnica completa de todas as propostas recebidas (mecânica, elétrica, energética, civil, etc). Após equalização inicia-se o processo de negociação comercial, bem como, abertura e acompanhamento do PDA (Pedido de Autorização), RC (Requisição de Compra) e Pedido de Compra.
Realizada a negociação comercial tem início a elaboração do contrato (quando aplicável) e coleta de assinaturas. Ao enviar o pedido de compras e contrato para o fornecedor está formalizado o início de contagem dos prazos estabelecidos previamente.
Obs: Durante a fase de tomada de preços e reuniões técnicas com os fornecedores o edital técnico poderá ser atualizado de acordo com os esclarecimentos de dúvidas dos fornecedores e surgimento de novas necessidades percebidas. Nesta etapa o organograma do projeto é revisado e definido.
5.5. Solicitação de QP
Nesta etapa do projeto, deve ser submetido à CCIL a Carta do Projeto, Orçamento fechado por suprimentos e fluxogramas e layouts propostos, pelo setor de Engenharia. Caso haja alguma alteração que se faça necessária para o andamento do projeto, o escopo deve ser alterado.
5.6 Execução / Fabricação dos Equipamentos
Formalizado com o fornecedor o início do projeto deve ser realizada a reunião denominada kick-off do projeto envolvendo o líder, representantes das áreas, inclusive Segurança do Trabalho e os representantes do fornecedor à fim de fazer o alinhamento inicial da execução. Nesta oportunidade é obrigatório assegurar que todos os envolvidos já tenham conhecimento das recomendações advindas das Analises Preventivas de Riscos e do atendimento ao procedimento de Gestão de Mudanças e portanto, sejam capazes de apresentar as ações que serão tomadas para mitigar ou eliminar os riscos identificados. Estas ações serão avaliadas a partir das análises dos documentos legais: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil; Programa de Proteção Respiratória; Programa de Conservação Auditiva; Programa de Gestão de Resíduos; Projeto de Sinalização; Plano de Treinamento Obrigatórios e outros quando necessário.
A empresa deverá avaliar a pertinência de cada documento e a liberação dos inícios de suas atividades está condicionada à aprovação pela Segurança do Trabalho da conformidade dos documentos apresentados, à legislação, à realidade da obra e procedimentos da Solar.
Obedecer aos prazos estabelecidos conforme proposta contratada para elaboração de projeto, fabricação, transporte e montagem dos equipamentos adquiridos, porém, quando da conclusão de fabricação dos principais equipamentos deve ser executado o evento denominado FAT (Factory Acceptance Test), onde líder e/ou representantes das áreas vão até a fábrica do fornecedor para execução de pré-testes dinâmicos e checagem de seguimento das especificações técnicas. A depender da dimensão do projeto, colaboradores são selecionados e vão até a fábrica do fornecedor e/ou a instalações existentes no sistema, para realização de treinamentos técnicos, sob a orientação de um instrutor do fornecedor selecionado.
Obs.: Esta etapa compreende, quando aplicável, o recebimento dos projetos, especificações civis, detalhamentos de instalações dos equipamentos que são de responsabilidade do fornecedor.
5.6.1. Elaboração do Projeto Instalação (Civil, Mecânico e Elétrico)
Tomando como base os projetos elaborados pelo fornecedor (civil, mecânico e/ou elétrico) dos equipamentos adquiridos, a Engenharia deve elaborar Edital para contratação das necessidades.
5.6.2. Contratação da Instalação
Obedece ao descrito no item 5.4.
...