Fundamento de Termodinâmica-Entropia
Por: André Luiz Gonçalves • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Universidade de Guarulhos
EAD Engenharia de Produção
Fundamentos de Termodinâmica
TUTOR: ROBERTO MENEZES
André Luiz Gonçalves
O conceito de Entropia foi desenvolvida pelo engenheiro e pesquisador Nicolas Sadi Carnot, onde em suas pesquisas constatou que não existe nenhuma máquina térmica com eficiência total , pelo motivo que sua energia se converte em um tipo em outro, sendo assim uma máquina que realiza um tipo de trabalho , ela aquece , transformando a energia mecânica e energia térmica, onde a mesma não se transforma novamente em energia mecânica, sendo considerada a Primeira Lei da Termodinâmica.
De acordo com a Primeira Lei a Termodinâmica, toda energia é conservada em um sistema fechado, onde um sistema fechado é qualquer conjunto de objetos isolados do meio externo de forma que não ocorra troca de energia ou matéria entre o interior e o exterior, não tendo variações de massa e nem de energia.
Todas as observações e todas as teorias apontam para a evidência de que a energia do Universo seja constante. Isso porque só um sistema aberto pode perder energia, que será recebido e absorvido pela vizinhança (outros corpos fora do sistema). Mas tudo que conhecemos e mesmo o que não conhecemos, mas que existe faz parte do Universo. Não há vizinhança. Então não há quem ou o que possa receber energia, e por consequência não há como o Universo perder energia.
A temperatura do Universo não é constante , onde a sua temperatura vem diminuindo , pelo motivo de estar expandindo , tendo seu volume aumentado continuamente, ocorrendo o mesmo com o gás ideal , que quando é expandido não absorve ou perde calor, tem a sua temperatura diminuída. Porém não se sabe ao certo o fim do Universo, isso até o memento, mais o que tudo indica é que se tornará uma imensa massa de gás estupidamente rarefeito e gelado, sendo assim mesmo com toda energia presente nada acontecerá , tendo a Morte Térmica do Universo.
Referências:
sites:http://www.ufsm.br/gef/PriLei.htm
http://www.searadaciencia.ufc.br/donafifi/entropia/entropia1.htm
REFERÊNCIAS
...