Fundamentos Da Administração Da Informação
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Administração Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: almeidapmpe • 24/10/2013 • 5.895 Palavras (24 Páginas) • 459 Visualizações
Mas afinal o que é administração?1
Montana e Charnov (2006, p. 2) definem a administração como o “ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”.
Ainda encontramos outras palavras que definem o mesmo conceito - Administração. Maximiano (2004) diz que podemos nos deparar com outras terminologias que também definem este processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, são elas: Management e Gestão. Mas, basicamente quando nos deparamos com estas palavras estamos falando da mesma coisa.
Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 385) dizem que a Administração é o “processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”. “Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos” (MAXIMIANO, 2004, p. 33).
Fonte: Maximiano
Muitas são as habilidades necessárias para atuar em uma atividade gerencial, principalmente no contexto atual, dinâmico e desafiador. Kantz (apud MONTANA; CHARNOV, 2006) classificou as habilidades críticas dos gerentes em três categorias: técnicas (ou operacionais), humanas e conceituais.
Agora vamos conhecer cada uma das habilidades separadamente.
Habilidades Técnicas
As habilidades técnicas são aquelas que estão relacionadas com a realização do trabalho, ou seja, relacionada com o conhecimento que se tem acerca do desenvolvimento das atividades, é o como fazer. Este tipo de habilidade é mais utilizado no nível operacional da organização.
Habilidades humanas
As habilidades humanas são aquelas relacionadas com o lidar com pessoas. Estas habilidades exigem capacidade de comunicação, de liderança, de motivação, ou seja, habilidade de se relacionar com outras pessoas. Estas habilidades são necessárias em qualquer nível organizacional, mas principalmente aos que ocupam cargo de liderança.
Habilidades Conceituais
As habilidades conceituais são aquelas que envolvem a visão da organização como um todo. Para Montana e Charnov (2006, p. 8) é a “habilidade de pensar conceitualmente e solucionar problemas complexos com consequências de prazo mais longo para a empresa”.
Estas habilidades são exigidas principalmente daqueles profissionais que ocupam cargos elevados nas organizações, pois exige destes que tenham capacidade de análise crítica, pensamento analítico e facilidade na compreensão dos problemas e formulação de respostas.
Todos nós sabemos que estamos em época de grandes transformações, houve se muito falar em globalização, competitividade, avanços tecnológicos, inovação, qualidade, capital intelectual, trabalho colaborativo, lucratividade e mais várias outras coisas que fazem com que os gestores se perguntem constantemente.
Como atuar com excelência em meio a tudo isto?
Para responder esta questão, nesta unidade iremos tratar de assuntos que propiciem ao gestor a compreensão do processo de administração, pois independente de suas habilidades e competências do gestor. E é através do Planejamento, da Organização, da Liderança e Controle que as organizações encontram respostas para atingir o sucesso.
Processo Administrativo
A Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, e isto é possível por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005).
Antes de darmos início a cada um dos itens do processo, faz-se necessário esclarecer que um processo é um modo sistêmico de fazer algo.
A seguir, temos uma breve descrição de cada uma das quatro atividades do processo administrativo.
Planejamento
Para as organizações alcançarem tudo o que esperam e almejam é necessário planejar. Somente analisando o presente e pensando no futuro que se pode estabelecer algo mais concreto. As organizações não devem trabalhar com base na imprevisão, pois para atuarem de forma eficiente e eficaz é necessário estabelecer aonde se quer chegar, de que forma, quando e como?
Vemos então que o planejamento não está relacionado somente com o presente, mas principalmente com o futuro, pois as decisões que serão tomadas no processo de planejamento estão voltadas para o futuro.
Para Stoner e Freeman (1994, p. 5) planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites.
A administração não pode ser feita na base do “achômetro”, acho que pode dar certo! Acho que este é o caminho! Acho que vamos conseguir!
Uma dos itens de mais destaque no planejamento é o estabelecimento de objetivos e metas.
Resultante do processo de planejamento surge à necessidade da formulação de um Plano. O Plano é um instrumento que mostra qual foi o propósito estabelecido pelo planejamento, ele permite programar as atividades e ações para realizar os objetivos estabelecidos no planejamento.
Organização
As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para realização de objetivos, que de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços (MAXIMIANO, 2004, p. 27). Neste caso, a definição estava relacionada à entidade social, agora mudaremos nosso foco e visualizaremos o conceito de organização de outra forma, veremos a organização como uma função ou atividade de organizar.
Para isto, vamos refletir acerca de duas definições de organização como função ou atividade administrativa.
“Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma” (STONER; FREEMAN, 1994, p. 6). Para Montana e Charnov (2006, p. 170) é o “processo para desenvolver de modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos essenciais a consecução dos objetivos de uma empresa”.
Direção - Liderança
Liderança:
...