Fundamentos Da Computação
Exames: Fundamentos Da Computação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alineg540 • 10/2/2015 • 4.274 Palavras (18 Páginas) • 278 Visualizações
Material de Apoio Parte 1 – Introdução a Algoritmos
1) Objetivos:
Conceituar algoritmo, definir os tipos primitivos, introduzir noção de variáveis, explicar comandos de entrada e saída, comando de atribuição e operadores aritméticos. Algoritmos Sequenciais.
2) Livro texto:
ASCENIO, A. F.G., CAMPOS, E.A.V. Fundamentos da Programação de Computadores (Algoritmos, Pascal e C/C++). Editora: Pearson, 2002.
3) Fundamentação Teórica:
a) Referência para consulta e estudos: Capítulo 1 e 2 do livro texto.
b) Conceito de Algoritmo:
“Um conjunto finito de regras que provê uma seqüência de operações para resolver um tipo de problema específico” [KNUTH]
“Seqüência ordenada, e não ambígua, de passos que levam à solução de um dado problema” [TREMBLAY]
Fazemos uso constantemente de algoritmos em nosso cotidiano: a maneira como uma pessoa toma banho é um algoritmo. Outros algoritmos freqüentemente encontrados são:
• Instruções para se utilizar um aparelho eletrodoméstico;
• Uma receita para preparo de algum prato;
• Guia de preenchimento para declaração do imposto de renda;
• A maneira como as contas de água, luz e telefone são calculadas mensalmente; etc
c) Partes de um Algoritmos
O algoritmo é formado por 3 partes básicas:
• Entrada: parte do algoritmo onde este recebe os dados necessários para solução do problema;
• Processamento: parte onde a entrada é manipulada realizando, por exemplo, os cálculos do problema. É no processamento que está concentrada a parte relativa a lógica do algoritmo;
• Saída: meio pelo qual o resultado é exibido.
Por exemplo, considere o problema de calcular a área de um quadrado. Para se calcular a área de um quadrado é necessário saber seu lado. Logo, a entrada para solução do problema é o lado do quadrado. Como dito anteriormente, a saída corresponde ao resultado que se pretende obter. No caso do nosso problema, a saída é a área do quadrado. Para se chegar neste resultado é preciso aplicar a fórmula da área (Área = Lado x Lado). Sendo assim, este cálculo constitui o processamento do algoritmo em questão.
Representando a solução em um fluxograma (diagrama de blocos) teríamos:
O fluxograma acima, ainda que em alto nível, representa um algoritmo, já que retrata uma sequência de passos para calcular a área de um quadrado.
d) Outro exemplo de algoritmos em fluxograma
Exemplo 2: Fazer um algoritmo que faça o cálculo da conversão do valor de uma temperatura em graus Celsius para graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é F = (9*C + 160)/5, sendo F a temperatura em Fahrenheit e C a temperatura em Celsius.
Solução:
e) Conceito abstrato de variável:
Repare que, no exemplo anterior, usamos as letras C e F para representar as temperaturas em graus Celsius e Fahrenheit respectivamente. Em si tratando de algoritmos C e F são chamadas variáveis. As variáveis são usadas para representar e armazenar as informações que o algoritmo irá manipular.
Além disso, uma informação é classificada como variável quando tem a possibilidade de ser alterado o seu valor em algum instante do tempo. Por exemplo:
• A quantidade de funcionários de uma empresa.
• O peso e idade de uma pessoa
Os algoritmos que iremos construir precisarão receber dados. Por exemplo, o algoritmo (programa) de um caixa eletrônico recebe dados, certo? E tais dados precisam ser armazenados em algum lugar para posteriormente serem utilizados (sua senha, a identificação da sua conta, etc). Esse armazenamento é feito na memória do computador (que podemos fazer analogia com a memória humana). Uma variável é um “local” nessa memória do computador.
Uma variável possui nome e tipo e tem que ser criada pelo programador quando este estiver construindo um algoritmo que receba e manipule dados (informações).
f) Linguagem de programação:
Linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Pascal, C e C++ são exemplos de linguagens de programação.
Nos exemplos anteriores, os algoritmos foram expressos através de fluxogramas. No entanto, em Computação para que o algoritmo possa se tornar um programa executável é necessário escrevê-lo em uma linguagem de programação real, seguindo uma determinada estrutura. Assim, o computador será capaz de “entender” o algoritmo e executá-lo.
g) Estrutura do Algoritmo em Computação
algoritmo nome do algoritmo;
definição das variáveis
início
atribuição de valores às variáveis
entrada de dados
LÓGICA
Saída de dados
fim_algoritmo.
h) Comando de saída: ESCREVA
Exemplo de algoritmo apenas com comando de saída:
Algoritmo Primeiro;
inicio
escreva( ‘Alô Mundo’);
Fim_algoritmo.
i) Tipos
...