Fundamentos Da Informação
Artigo: Fundamentos Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertojho • 22/5/2013 • 2.026 Palavras (9 Páginas) • 362 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 CONCEITOS BÁSICOS 5
3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5
3.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5
4 DESENVOLVIMENTO 6
4.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6
4.1.1 Sistema de Informação Operacional 6
4.1.2 Sistema de Informação Gerencial ou Tático 6
4.1.3 Sistema de Suporte a Decisão 6
4.1.4 Sistema de Suporte Executivo 7
4.1.5 Sistema de Informação Estratégica 7
4.1.6 Sistema de Automação de Escritório 8
4.1.7 Sistema de Informação Especialista 9
4.1.8 ERP (Enterprise Resource Planning) 9
4.1.9 CRM (Customer Relationship Manager) 9
4.2 EVOLUÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM COMPUTADOR 10
4.2.1 Composição de um computador em 1995 e em 2012 10
4.3 LOCADORA DE LIVROS 11
4.3.1 Sistema web de locação inicial 11
4.3.2 Sistema web de locação atual 12
5 CONCLUSÃO 14
Referências 15
1 INTRODUÇÃO
A informação se transforma em conhecimento, aumentando a compreensão sobre a organização e a capacidade de analisar e resolver problemas, necessitando ser dividida através de métodos e processos adequados, o seu valor está ligado à forma como ela ajuda os tomadores de decisão, agregando valores aos produtos e serviços de uma organização, minimizando a incerteza no momento de utilizá-la.
A informação quanto mais utilizada, maior o seu valor, sendo possível o seu uso interna ou externamente, resultando na compreensão acerca dos processos organizacionais e fortalecimento da conexão e relacionamento da organização com seu ambiente externo, respectivamente.
2 OBJETIVO
Expor os Fundamentos da Informação desde o princípio até os dias atuais, mostrando simplificada e objetivamente como a informação é relevante e fundamental para o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação, discorrendo sobre a evolução dos computadores desde 1995 até a atualidade.
3 CONCEITOS BÁSICOS
3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informações, oferecendo mecanismo de realimentação para alcançar um objetivo.
Existem tantas maneiras de utilizar a tecnologia da informação nos negócios, quanto nas atividades empresarias a serem executadas, problemas empresarias a serem resolvidos e oportunidades empresariais a serem buscadas, é necessário possuir entendimento básico para avaliar as principais maneiras pelas quais os sistemas de informação são utilizados.
3.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologia da informação é todo dispositivo que tenha a capacidade de tratar dados e informações através de recursos tecnológicos e computacionais, assim, a TI é utilizada como instrumento para melhorar a capacidade e a velocidade das funções do sistema de informação, ajudando na tomada de decisões mais rápidas e na melhora da qualidade de transmissão da informação disponibilizada dentro de uma organização.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
4.1.1 Sistema de Informação Operacional
Formado por operações rotineiras, normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. A maioria dos sistemas está neste nível e são característicos pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras.
Exemplo: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.
4.1.2 Sistema de Informação Gerencial ou Tático
Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas. Este tipo de sistema usa as informações operacionais para criar mecanismos de gerenciamento das organizações.
Exemplo: Projeção de vendas para o mês seguinte; Análise de clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos; Relatórios analíticos e sintéticos.
4.1.3 Sistema de Suporte a Decisão
Sistemas de Apoio à Decisão é uma classe de sistemas de informação ou sistemas baseados em conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.
Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha. O termo sistema de apoio à decisão tem sido utilizado de diferentes formas e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor. Finlay (1994) e outros autores o definem de um modo geral como “um sistema computacional que auxilia o processo de tomada de decisão”. Turban (1995) define mais especificamente como “um interativo, flexível e adaptável sistema de informação, especialmente desenvolvido para apoiar a solução de um problema gerencial não estruturado para aperfeiçoar a tomada de decisão, utiliza dados, provê uma interface amigável e permite ao tomador de decisão ter sua própria percepção”.
4.1.4 Sistema
...