Fundamentos De Uml
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos De Uml. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbrenonjav • 28/4/2014 • 365 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
UML, ou Unified Modeling Language é a última buzz-word a chegar por estas plagas. O seu charme é a promessa de ser a última e definitiva metodologia de modelagem de sistemas. Outro apelo, é integrar todas as demais expressões (métodos empíricos todos eles) que atestam sua origem "nobre": orientação a objeto, padrões, GRASP. Sendo posterior a todas elas, promete ser uma maneira de se atualizar sobre todas elas de uma só vez.
Muitos dos exemplos, foram retirados de telas criadas com Rational Rose 98, uma ferramenta CASE da Rational. Convém mencionar que esta ferramenta não implementa inteiramente o UML, havendo diferenças de notação. Sempre que for o caso, a origem da imagem será indicada.
Perto do final do semestre descobrimos em [HAR97] referência a outra ferramenta CASE, a SA/Object, disponível em www.popkin.com, mas não conseguimos avalia-la ainda.
UML pretende:
1- Modelar sistemas, sejam eles empresas ou softwares, usando conceitos de orientação a objeto.
2- Estabelecer um acoplamento explícito tanto entre artefatos conceituais como executaveis (reais).
3- Encaminhar as questões de escala (num intendi...) inerentes em sistemas complexos e/ou de missão crítica.
4- Criar uma linguagem de modelagem usável por ambos: humanos e máquinas.
Método é uma maneira explícita de estruturar ações e pensamentos. Um método diz o que fazer, como, quando e porque. Métodos contém modelos e estes modelos são usados para descrever algo e comunicar os resultados do uso do método.
Um modelo é descrito em termos de uma linguagem de modelagem. Uma linguagem é composta por símbolos que compõem uma notação e regras sobre seu uso. Estas regras correspondem a três planos de entendimento:
Sintaxe Diz como devem parecer e como devem ser combinados os símbolos utilizados.
Semântica Diz o que cada símbolo significa. São
(a semântica e a sintaxe) referidos à própria relação entre os símbolos (regras internas )
Pragmática Define a intenção dos símbolos, de modo que o propósito do modelo é expresso e torna-se inteligível para outras pessoas. É uma referência externa/cultural à relação representada, é funcional e finalística.
...