Fundamentos da Física
Por: marciogibim • 18/5/2018 • Relatório de pesquisa • 647 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
Carga Elétrica – Eletrostática
Marcio Luiz Gibim
Vinicius Feitosa
Bianca Goulart
Gabriel H. Moro
Lucas A. Alves
Data da Realização do Experimento: 20/03/2018
Santa Bárbara d’ Oeste
27 de março de 2018
Objetivo
Descrever o funcionamento do eletroscópio, mostrar como podemos carregar eletrostaticamente um corpo, por atrito. Reconhecer e mostrar como as cargas elétricas se distribuem na superfície externa do condutor. Evidenciar indiretamente, a existência da carga, através da força eletrostática
Introdução
Esse experimento, foi realizado com o intuito de facilitar na compreensão do assunto referente à eletrostática, identificando os métodos de eletrização, sendo o principal, por atrito.
O eletroscópio é um aparelho que se destina a indicar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. O eletroscópio mais comum, é o Eletroscópio de Folhas.
Um bom exemplo de eletrização por atrito que acontece durante o nosso dia a dia, são os veículos, que também se eletrizam quando se movimentam, devido ao atrito com o ar atmosférico. Aviões possuem pequenos fios prolongando-se das asas, através dos quais as cargas elétricas escoam para o ambiente. Caminhões que transportam combustíveis são ligados à terra quando estão reabastecendo os postos.
Em clima seco, certos veículos conservam mais a eletricidade adquirida por atrito, e o passageiro, ao descer, leva um pequeno choque, pois faz a ligação do automóvel com a terra.
Procedimento
Primeiramente, realizou-se o teste de atração entre dois corpos, assim sendo o corpo com cargas negativas (canudo), e corpo com cargas positivas (Placa de alumínio).
Atritou-se o canudo com um papel toalha e depois aproximou-se o mesmo da placa de alumínio, sendo assim houve uma forte atração entre os dois corpos.
Figura 1 – Atração do canudo ao alumínio.
[pic 2]
Fonte : Experimento no Laboratório.
Em seguida foi realizado o mesmo procedimento, mas desta vez com 2 placas de alumínio próximas unidas por um fio não condutor (Barbante), logo após eletrizou-se o Canudo novamente aproximou-se o mesmo da placa de alumínio e não houve reação.
Figura 2 – Uso do barbante não condutor.
[pic 3]
Fonte : Experimento no Laboratório.
Após, realizou o mesmo procedimento, mas desta vez com um fio condutor (Fio de cobre), que ao aproximar-se o corpo eletrizado (canudo) do corpo inerte houve uma pequena reação de atração dos corpos.
E por último foi realizado o mesmo procedimento, mas desta vez com três placas de alumínio e o Fio condutor de Cobre. Que ao encostar o Canudo eletrizado no fio de cobre houve uma plena transferência de cargas para as placas, assim havendo uma reação entre atração entre os corpos.
Figura 3 – Uso do fio de cobre condutor..
[pic 4]
Fonte : Experimento no Laboratório.
Materiais Utilizados
- Fio de cobre
- Barbante
- 3 Placas de alumínio
- 2 Canudos
- Papel toalha
Resultado e Discussão
Em todos os testes realizados houve um resultado muito satisfatório, na questão da atração do alumínio para o canudo, e pelas 3 placas de alumínio.
...