TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ANÁLISE DOS RESÌDUOS DE UMA OBRA DE ARTE ESPECIAL

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 13

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ANÁLISE DOS RESÌDUOS DE UMA OBRA DE ARTE ESPECIAL

Cristian Javier Vigorena Ossandón

Engenheiro Civil, CREA-PR 130.722/D

crusa.vigo@gmail.com

Ioná de Sá Fernandes

Química

ionadesa@yahoo.com.br

José Carlos Moretes do Amaral

Engenheiro de Segurança do Trabalho, CREA-PR 96.766/D

engenheiromoretti@hotmail.com

RESUMO

O número de construções civis tem aumentado significativamente no Brasil, gerando grandes impactos ambientais e quantidade de resíduos, fazendo-se necessária a utilização de soluções para que se atinja um desenvolvimento construtivo ambientalmente correto. É o caso da resolução do Conama 307/02, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para o Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil – (PGRCC) e que cria uma cadeia de responsabilidades. O presente trabalho analisou a implantação e acompanhamento de um PGRCC neste setor através de análises de dados. Os dados fornecidos e estudados da construtora mostram as exigências e eficiência ao utilizar os procedimentos propostos, aliados ao acompanhamento da equipe técnica.

Palavras-Chave: Resíduos da Construção Civil, Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, Resolução CONAMA.

ABSTRACT

The number of civilian buildings has increased significantly in Brazil, generating large amount of environmental impacts and waste, making it necessary to use solutions to achieve an environmentally friendly constructive development. This is the case of CONAMA Resolution 307/02, which establishes guidelines, criteria and procedures for Waste Management of Construction - PGRCC, and that creates a chain of responsibility. This study examined the implementation and monitoring of a PGRCC this sector through analysis of data. The data provided show the construction and studied the requirements and efficiency when using the proposed procedures, coupled with the monitoring of the crew.

Key words: Construction Waste, Waste Management Construction, Resolution.

RESUMEN

El número de construcciones civiles está aumentando significativamente em Brasil, generando grandes impactos ambientales y cantidades de resíduos, haciendose necesária la utilización de soluciones para que se llegue a um desenvolvimiento constructivo ambientalmente correcto. Es el caso de la Resolución CONAMA 307/02, que establece directrices, critérios y procedimentos para el Gerenciamento de los Residuos de la Construcción Civil – (PGRCC) y que crea uma cadena de responsabilidades. El presente trabajo analiso la implantación y acompanhamento de um PGRCC em este sector a traves de analisis de datos. Os datos fueron fornecidos y estudiados de la constructora muestran los requisitos y eficiencias al utilizar los procedimeintos propuestos, junto al acompañamiento del equipo técnico.

Palabras Clave: Residuos de la Construcción civil, Gerenciamento de Residuos de la Construcción, Resolución.

  1. INTRODUÇÃO  ( PENSEI QUE ERA PARA RETIRAR ESSA NUMERAÇÃO 1.0 E FICARIA 1. INTRODUÇÃO , A MENOS QUE A REVISTA ADOTE ASSIM.

A construção civil é um setor cujas atividades produzem grandes impactos ambientais, percebidos desde a extração das matérias-primas necessárias à fabricação de seus produtos, passando pela execução dos serviços nos canteiros de obra, até a destinação final dos resíduos gerados.

Conforme a resolução CONAMA 307/2002, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos sólidos da construção civil (RCC), devendo ser seguidos pelos geradores, os resíduos não podem ser descartados em aterros sanitários, mas sim em aterros especiais; obriga, a segregação dos resíduos na própria obra e sua destinação adequada final de forma adequada, visto que a responsabilidade, conforme a legislação, é do gerador.

A mesma Resolução 307/2002 estabelece o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil PGRCC como condição à aprovação dos projetos de construções civis junto às entidades responsáveis. Este plano apresenta estimativas de qualidade e de quantidade dos resíduos resultantes da obra proposta, definindo a destinação final de forma ambientalmente correta. A destinação inadequada destes resíduos é considerada, pela legislação brasileira, crime ambiental, sendo, desta forma indispensável a elaboração do PGRCC para o cumprimento da legislação ambiental vigente no Brasil.

A construtora visitada, a qual disponibilizou as informações e os dados apresentados neste trabalho, atenta com a preservação ambiental e atendendo às legislações e normas referentes as questões ambientais, exige e elabora para todas suas obras/serviços a elaboração o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil específico.

1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é estudar sobre a implantação e acompanhamento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. Analisando oacompanhamento e o inventário em uma obra de arte especial. Constatando se as definições propostas pela legislação e normas pertinentes vigente foram seguidas e aplicadas corretamente.

2. RESÍDUOS DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O interesse em conhecer a quantidade de resíduos gerados pelas obras da construção civil já não é novidade, e em muitas ocasiões o assunto está inserido nas pautas de discussão sobre a redução de desperdícios. A primeira referência nacional, em relação ao mencionado, foi o trabalho realizado pelo arquiteto Tarcísio de Paula Pinto, em 1986, cujo interesse foi se preocupar em estudar o uso do material reciclado para produção de argamassas, segundo SOUZA et al. (2004).

Não foi antes do ano de 2002 que o Brasil teve leis e resoluções para os resíduos gerados pelo setor da construção civil. 

Para Donat et al. (2008) o governo brasileiro teve que criar medidas como tentativa de diminuir a situação decorrente dos grandes volumes de entulhos. Como forma legal, em janeiro de 2002 foi criado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, a Resolução nº 307, estabelecendo critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos provenientes da construção civil e definiu os resíduos como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (386.6 Kb)   docx (493.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com