Geoprocessamento na engenharia
Por: Crislani Lima • 12/9/2017 • Seminário • 408 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
Geoprocessamento representa um conjunto de tecnologias capazes de coletar e tratar informações georreferenciadas, que permitam o desenvolvimento constante de novas aplicações. Neste sentido, as tecnologias que são englobadas nesta concepção, e que a cada momento fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, são o Sensoriamento Remoto (SR), o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Na engenharia elétrica encontra-se um vasto campo de aplicações desses sistemas, das quais podemos destaca aquelas relacionadas com o tratamento de redes de distribuição de energia, tanto aérea quanto subterrânea.
O SIG oferecem uma tecnologia inovadora na forma de gerar e utilizar mapas necessários á construção e gerenciamento de redes elétricas de distribuição e energia elétrica. A utilização de sistemas AM/FM na visualização de redes elétricas de distribuição abe novas perspectivas de interface homem máquina para atividades até então executadas através da consulta manual de mapas ou através de simulações baseadas em arquivos. Com essa tecnologia é possível visualizar o mapa da região de concessão de uma determinada empresa distribuidora de energia elétrica, juntamente com a rede de distribuição, subestações de distribuição, equipamentos (transformadores, banco de capacitores, chaves, etc.), permitindo localização através de coordenadas do local de sua instalação, ou através da subestação ou circuito a que pertence.
Na operação de redes elétricas de distribuição de energia, os sistemas SIG podem auxiliar em várias etapas do processo de atendimento de reclamações dos consumidores. No instante em que o consumidor telefona colocando algum problema técnico no suprimento de energia, o SIG permite a rápida localização geográfica do reclamante, quer seja através do nome do logradouro, ou por meio de interface com sistema URA (Unidade de Resposta Audível).
O sistema SCADA é também muito utilizado na engenharia elétrica. Suas funções são responsáveis pelas medições de tensão, corrente e fluxo de potencia ao longo da rede, além da monitoração das indicações de estado de equipamentos tais como chaves, religadores automáticos e bancos de capacitores. Possibilita ainda o telecomando dos equipamentos, bem como sua parametrização remota.
Referencias:
O que é e para que serve o Geoprocessamento?. Disponível em:
http://www3.unifai.edu.br/pesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/artigos-cient%C3%ADficos/professores/sequenciais/o-que-%C3%A9-e-para-que-serve-o
Acesso em: 13/08/17
Reconfiguração de redes primárias de distribuição de energia elétrica utilizando sistemas de informações geográficas. Por Ferdinando Crispino. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-15042003-092110/en.php
Acesso em: 13/08/17
Aplicações do SIG na engenharia elétrica. disponível em:
https://social.stoa.usp.br/articles/0015/9970/CONG1998096.pdf
Acesso em: 13/08/17
CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ – CEUPI[pic 1]
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA 3º PERÍODO - TARDE
DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO
PROFESSORA: ELAINE CRISTINA
ALUNA: CRISLANI BARBOSA DE LIMA
GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ENGENHARIA ELÉTRICA
TERESINA – PIAUÍ
2017
...