Gestão da Cadeia de Suprimento
Por: fraposo • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 914 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
Gestão da Cadeia de Suprimento |
Aluno (a):
Lista de Exercícios
- Cite as características de uma organização ágil.
R: É aquela que projeta todos os seus sistemas e procedimentos, com objetivo principal de melhorar a velocidade e a confiança da resposta. O organograma é reduzido para diminuir a burocracia.
- Conceitue Gerenciamento logístico integrado.
R: Tem um fluxo de informação e materiais entre a fonte e o usuário, onde eles são coordenados e gerenciados como sistema para obtenção de vantagem competitiva.
- As competências dos membros da cadeia de suprimento pode ser classificadas em 3 tipos: (i) Competências distintivas; (ii) Competências qualificadoras; e (iii) Competências Básicas. Com isso, explique cada uma delas.
R:
(i) Incorporam a diferenciação ao bem ou serviço produzido;
(ii) São essenciais a competitividade em determinado tipo de negócio;
(iii) Devem ser cumpridas na estrutura básica
- Qual a diferença entre produtos funcionais e produtos inovadores? Cite um exemplo.
R: Os produtos funcionais geralmente são produtos clássicos, que nunca saem de uso e mantem o mesmo custo. Já os produtos inovadores tem um ciclo de vida indeciso, e tem a necessidade de uma fase de declínio consideravelmente rápida.
Por exemplo: Uma loja de roupa, que tanto tem produtos clássicos, como calça jeans, blusa branca, blusa preta; e também tem produto inovadores de moda, como calça rasgada, entre outros.
- Quais as razões básicas para armazenar o produto em um espaço físico? Explique cada uma delas.
R:
- Relação Transporte-Produção: Reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem
- Coordenar Suprimento e Demanda: Está relacionada tanto as empresas que precisam armazenar para produzir durante o ano todo, como também alguma oportunidade de mercado para que a empresa compre o produto mais barato.
- Auxiliar o Processo de Produção: É quando o produto fica estocado para que a fase ideal para a venda.
- Auxiliar o Processo de Marketing: É quando o marketing exige sempre o estoque de produto disponíveis pois ele já trabalha dessa forma.
- Explique como um depósito pode ser usado para fins de:
R:
- Abrigo: É necessário quando há um desbalanceamento entre demanda e oferta gerando um estoque.
- Consolidação: Quando o produto tem varias fontes diferentes, seria mais econômico para a empresa efetuar as entregas num armazém, onde as cargas são agregadas ou consolidadas e transportadas num único carregamento até seu destino final.
- Transferência e Transbordo: Ocorre quando os clientes demandam volumes menores, como método de barateamento deve-se estabelecer um deposito regional.
- Agrupamento: Ocorre quando há a necessidade de agrupar os itens conforme os pedidos realizados.
- Quais as vantagens que o uso de estantes oferece para a movimentação interna e que servem para justificar o investimento?
R: Aproveitamento volumétrico e melhor organização dos itens.
- Para que serve o código de barras?
R: Identificar os produtos.
- Explique as características do arranjo físico detalhado e cite exemplos.
R: É necessário estocar, coletar e montar milhares de itens em um armazém. No arranjo físico detalhado o deposito é divido por seções. Como pode ser visto nos supermercados, com as seções de limpeza, de frutas etc.
- Em relação a disposição do estoque, quais as vantagens de se optar por um posicionamento em ângulo?
R: Ganho na eficiência de manuseio, devido as empilhadeiras não terem que girar 90 graus. Economiza espaço devido a redução na largura do corredor.
- Explique qual a importância da embalagem para o processo de manuseio de materiais.
R: Promoções e uso do produto; Proteção; Aumenta a eficiência da distribuição.
- Explique o motivo que os princípios transporte, economia e marketing devem ser levados em consideração para o planejamento da movimentação dos materiais.
- Explique um pouco sobre os riscos do canal logístico e cite exemplos de medidas que podem reduzir os riscos logísticos de uma empresa.
R: Os riscos estão nas responsabilidades legais através de multas e indenizações, padrões de nível de serviço e proteção da embalagem. Por exemplo as greves, recolhimento de produtos defeituosos, entre outros. É necessário identificar a frequência dessas ocorrências e tentar encontrar uma solução viável e definitiva.
...