TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de engenharia do trabalho

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

ENGENHARIA

DO

TRABALHO

Alunos                        Paolla Vieira de Oliveira             3203504297

Natália Estrela Oliveira               1563266596

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

6° PERÍODO - NOITE

SALA D 62 - NITERÓI

ABRIL 2015

Benefícios gerados com Ergonomia no trabalho:

  • Redução de Acidentes e Doenças Ocupacionais: Pois a ergonomia é uma ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que ele executa para que haja uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades, as limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. Podemos dizer então que a ergonomia procura adaptar o trabalho as características do ser humano.

  • Aumento da Eficiência do Trabalhador:  Pois a ergonomia contribuiu no projeto e na modificação nos ambientes de Trabalho, maximizando a produção, enquanto aponta as melhores condições de saúde e bem estar para os que atuam nesses ambientes. Com o surgimento de novas tecnologias surgiu um aumento no ritmo produtivo, surgindo vários problemas, por esse motivo a ergonomia vem sendo essencial para melhoria da qualidade de vida e eficiência do trabalhador.
  • Melhoria da qualidade técnica dos trabalhadores: Com investimentos na área ergonômica o profissional se sente valorizado, passam a receber suporte para exercer sua atividade com dignidade. Um ambiente de trabalho aonde profissionais atuam com satisfação impacta ainda no sentimento de harmonia entre talentos. Quando essa melhor qualidade de vida no trabalho ocorre ajuda a diminuir os índices de turnover. A empresa retém seus talentos e o capital intelectual que recebeu investimentos não sairá a procura de novas oportunidades no mercado.
  • Aumento de produtividade das áreas; Uma empresa com um bom e pleno funcionamento de seu programa de ergonomia chega a alcançar altos índices na taxa de queda do retrabalho, com essa diminuição, ocorre naturalmente o aumento da produção da empresa como um todo.
  • Melhoria da qualidade dos produtos; Com um ambiente ergonomicamente correto para exercer atividades, os colaboradores conseguem dar uma melhor entrega nas suas atividades e essa consequência e sentida na melhoria da qualidade dos produtos. Em decorrência, acontece uma diminuição em produtos com defeitos na linha de produção e lucro certo para a empresa.
  • Redução do absenteísmo; Pode ser as variáveis que impactam sobre o trabalho da equipe para ser implantado um programa ergonômico e gerar melhorias. Programas na área de Segurança do trabalho, foco em Ergonomia, Comitês de Ergonomia, melhoria constante no ambiente de trabalho, a implementação de um Sistema de Produção com uma boa vivência e comprometimento em todos os níveis da organização, contribuem de forma direta para o controle e redução das taxas de absenteísmo e pode atuar como fator competitivo e econômico nas empresas.
  • Diminuição do custo de produção; Com um bom programa de ergonomia implantado automaticamente se diminui o custo da produção com a redução de acidentes e lesões, redução de absenteísmo, redução dos custos de treinamento, redução do nível de requisitos de habilidade e destreza, redução na manutenção de utensílios e materiais e redução no custo de litígios judicias, com todas essas reduções alcançadas cai o custo de produção do produto.
  • Redução do desperdício; Quando se evita o desperdício aumenta a lucratividade, com um programa de ergonomia implantado pode ser diminuir o desperdício com o tempo de fabricação, matéria-prima e outros. Com desperdício se tem prejuízo e já com a redução tem se lucro e melhora a imagem da empresa devido a impactos sobre o meio ambiente.
  • Prevenção de danos na produção; A ergonomia contribui para o bem estar do profissional e, consequentemente, funciona como prevenção de danos; evitando o comprometimento na produção. Podem ser considerados riscos ergonômicos os seguintes: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa. No entanto, se houver reajustes nesses setores, a fim de promover conforto físico e psíquico para o colaborador, pode-se diminuir o risco de queda na produção e inclusive aumentar a produtividade.
  • Prevenção de avarias em máquinas e equipamentos; Considerando que a ergonomia representa um ajuste necessário entre o homem e a máquina; visando o bem estar do trabalhador e a lucratividade da empresa, a mesma deve preocupar-se com este ajuste para não inferir na integridade física do colaborador e não comprometer o bom funcionamento de suas máquinas e equipamentos. Utilizar do recurso da ergonomia é uma atitude inteligente que deve ser tomada por parte da empresa, pois funciona como um aliado na prevenção de doenças no colaborador e também de avarias em suas máquinas e equipamentos, que por sua vez, necessitam de manutenção gerando gastos, caso ocorra perda de equipamento por mau uso, a empresa passa a ter um baixo custo-benefício. Isso implica diretamente na produtividade, podendo abrir vantagem para a concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com