Gestão Ambiental Relatório Sobre Poluição Atmosférica
Por: matheusjacob • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.691 Palavras (11 Páginas) • 260 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto
Engenharia Elétrica – 1° Série D
Gestão Ambiental
Relatório Sobre Poluição Atmosférica
Prof.ª Claudia Posseti
Ribeirão Preto, 31 de março.
2014
Sumário
Poluição Atmosférica ____________________________________________ Página 3.
- Diante dos problemas atuais como agir para garantir a sobrevivência de nosso planeta? _________________________________________________Página 4.
- Comece por você a transformação que deseja para o mundo _____ Página 4.
- Mudança de Hábitos ______________________________________ Páginas 4 e 5.
- Reciclagem ______________________________________________ Páginas 5 e 6.
- Racionamento de Recurso __________________________________Página 6.
- Aproveitamento de Recursos Renováveis _____________________Página 6.
- Construções Sustentáveis __________________________________ Páginas 6 e 7.
- Uso de meios de transporte não Poluentes ____________________ Página 7.
- Controle do crescimento populacional ________________________Página 7.
- Prática de Agricultura Sustentável ___________________________Página 7.
- Preservação da Fauna e Flora _______________________________Páginas 7 e 8.
- Desenvolvimento e Revisão das leis de proteção ao meio ambiente. Página 8.
- Desenvolvimento do capitalismo sustentável ___________________Página 9.
Carta ____________________________________________________Páginas 10, 11 e 12.
Conclusão ________________________________________________Página 13.
Referências Bibliográficas __________________________________Página 14.
Poluição Atmosférica
Vivemos em um mundo globalizado, onde nossa principal forma de mercado é o capitalismo. Somos bombardeados através dos meios de comunicação com propagandas e informações sobre novos produtos e tecnologias. Buscamos constantemente comodidade e facilidade para exercer nossas tarefas diárias.
Diante dessa busca o capitalismo nos emprega sua principal estratégia a obsolescência planejada e perceptiva, onde somos incentivados a substituir produtos já considerados obsoletos por novos e mais avançados mantendo a procura sempre alta.
Para atender a essa procura é necessária grande extração de matéria prima que em sua maioria é retirada sem qualquer preocupação e planejamento com sua reposição.
As consequências da extração sem limites têm gerado grande conflito entre ambientalistas e capitalistas, afinal o planeta está sendo afetado com as mudanças impostas por nosso padrão de vida?
Segundo James Lovelock em seu livro Gaia: Alerta Final, a terra é um grande organismo, nossa espécie esta impondo um estresse sem precedentes, a mudança climática poderá levar a um mundo com um ecossistema bem empobrecido, quase inóspito para os seres humanos. Mais assustadora e controvertida é sua afirmação de que o ponto sem retorno já pode ter sido ultrapassado.
Segundo o documentário historia das coisas durante as três ultimas décadas foram consumidos 33% dos recursos naturas de nosso planeta, um ritmo que tem debilitado a sua capacidade de recomposição. Os Estados Unidos representam 5% da população mundial e utilizam 30% de todos os recursos mundiais, se todo o mundo adotar o seu ritmo seria necessários cinco planetas, onde temos apenas um.
É necessário repensar urgentemente o nosso modo de vida, gases de efeito estufa são lançados diariamente em nossa atmosfera, atividades agropecuária, extinção da fauna e flora, contaminação de rios, lagos, aquíferos, solos, derretimento de geleiras, mudanças climáticas, são alguns dos devastadores resultados da ação do homem em nosso planeta.
- Diante dos problemas atuais como agir para garantir a sobrevivência de nosso planeta?
É de conhecimento que o ser humano é adaptável ao ambiente, evoluímos constantemente. A melhor maneira de transformar uma criança em um adulto responsável e protetor do ambiente em que vive é a educação. Muitos a intendem como o saber da leitura e escrita, mas educação é a cultura de princípios e valores passados de uma geração para outra. A tecnologia deve ser utilizada para o bem maior, as pessoas devem saber o quanto representa o valor de um produto não para o seu bolso, mas para o planeta. Levar em conta que aquele recurso é limitado e pode ser extinto se não usado com sabedoria.
As grandes nações capitalistas não se preocupam com a conservação dos recursos naturais, pois seu objetivo é o lucro a qualquer custo, independente se outra espécie será extinta, uma região devastada, habitantes deslocadas, florestas derrubadas, rios contaminados o importante é lucrar hoje.
Diante do contexto sugerimos algumas mudanças que podem fazer a diferença para as gerações futuras:
- Comece por você a transformação que deseja para o mundo.
Seu exemplo influencia pessoas.
- Mudança de hábitos.
- Devemos rever nossos hábitos alimentares, o maior impacto para o efeito estufa não é a queima de combustíveis fósseis, mas o desmatamento de florestas para o cultivo da agricultura e pecuária, de acordo com pesquisa os meios de transporte são responsáveis por 13% dos gases de efeito estufa emitidos no planeta, enquanto a atividade agropecuária representa 18% apenas de gás metano gerado pelos dejetos digestivos, fora a queima de florestas para cultivar pastos.
- Devemos utilizar e cobrar as autoridades que sejam desenvolvidos meios de transporte coletivos mais eficientes e que atendam as demandas, assim podemos diminuir a quantidade de veículos circulando, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa.
- Quando possível devemos ir à padaria, supermercado e açougue próximo a nossa residência a pé, assim contribuímos para nossa saúde e meio ambiente.
- Devemos adotar como meio de transporte para distancia curta as bicicletas, não emitem gases de efeito estufa e proporcionam benefícios para a saúde e meio ambiente.
- Devemos racionar o uso de eletricidade, aproveitando os recursos naturais como a luz do dia, os ventos, arborização e adquirir apenas equipamentos com selo de eficiência no consumo de energia elétrica.
- Devemos ser compradores conscientes, adquirir apenas o necessário e priorizar produtos que sua matéria prima seja reciclada.
- Devemos rever nossos processos industriais, quanto à destruição do meio ambiente e preservação de recursos.
- Devemos racionar o uso de água potável, sua escassez é prejudicial para todos. Políticas devem ser desenvolvidas para que ocorra o melhor aproveitamento das águas de chuva, tratamento de rios, proteção de mananciais, nascentes, matas ciliar e outras fontes.
- Devemos repensar o uso de água para fins desnecessários, como limpeza de automóveis, piscinas, limpeza de quintal e outros.
- Reciclagem
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Lavoisier).
...