Gestão Operacional
Por: velog150 • 1/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
Estudo de Caso
UNESP – DEC
Gestão de Operações
Aplicação VSM
Lucas Oliveira Monteiro 131320866
Rafael Alves Rogerio 131322605
UNESP
Messias Borges Silva
1º Bimestre
Guaratinguetá – 2016
Sumário
1.Introdução Página 2
2.Informações da empresa Página 2
3.Operações Página 3
3.1.Chegada Página 3
3.2.Separação Página 3
3.3.Beneficiamento Página 3
3.4.Expedição Página 4
4.Value Stream Mapping Página 5
4.1.VSM Atual Página 5
4.2.VSM Futuro Página 5
5.Conclusão Página 7
1.Introdução
Temos neste trabalho, um estudo de caso de um centro de beneficiamento de resíduos sólidos no qual será aplicada a lógica LEAN de gestão, tal lógica baseia-se pela procura de alta performance e eliminação de desperdícios para poder melhorar o valor global para o cliente. Os tipo de desperdício existentes são: sobreprodução, tempo de espera, transporte, etapas inuteis, estocagem, movimentos inuteis e correções ou consertos.
Sabemos que tal lógica produtiva é aplicavel em todos os setores econômicos, logo podemos aplicar uma das ferramentas do LEAN para a análise do caso, o Value Stream Mapping - VSM. Essa ferramenta consiste em verificar o estado atual e desenvolver um estado futuro para a série de procedimentos que o produto ou serviço passa desde a chegada na empresa até o cliente final.
2.Informações da empresa
Nome fantasia: Depósito do Gué
Razão Social: Andresa de Araújo Melo EPP
Funcionários: 6
Jornada de Trabalho: 8h-18h (1h Almoço + 0.5h Café)
Máquinas: Empilhadeira, Prensa, Moinho, Caminhão, Secadora
Produtos: Fardos de Papelão e Plásticos Prensados
3.Operações
Após visita à empresa pode-se identificar quatro processos diferentes para o processamento de papelão, ressalta-se que a escolha da análise da cadeia produtiva do papelão em detrimento da análise da cadeia produtiva do plástico, devido a importância na quantidade de papelão processada semanalmente ser extremamente superior à do plástico.
3.1.Chegada
Diariamente chegam dois caminhões carregando aproximadamente um terço da carga máxima que suportam, o material dentro desses caminhões pode estar solto ou em fardos e normalmente nao está previamente separado devendo sofrer esta ação na empresa, o tempo para a descarga do caminhão é de aproximadamente trinta minutos
3.2.Separação
Após a descarga do caminhão inicia-se o processo de separação dos materiais, que podem ser plásticos, papelão e outros (metais e PET). O tempo para enviar cada material ao seu respectivo posto de processamento é de aproximadamente uma hora, pois todo o processo é feito manualmente.
3.3.Beneficiamento
Esta etapa consiste em três sub-etapas, sejam elas: separação, prensamento e estocagem. Na parte da separação temos uma triagem mais fina do material papelão, devendo este ser separado em dois tipos, o sujo e o limpo, pois possuem valor de venda distintos. Conforme o operador vai separando o papelão, ele o deposita na prensa e aproximadamente a cada dez minutos efetua uma prensagem para garantir maior coesão dos papelões e para liberar espaço na máquina para inserir mais papelão, este processo se repete mais 5 vezes até poder se formar um fardo que pesa aproximadamente 350 kg.
...