Gestão de Projetos - DOMO
Por: Giovana Dias • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.218 Palavras (13 Páginas) • 573 Visualizações
RESUMO
Esse trabalho apresenta todo o processo para criar um projeto da montagem de um Domo geodésico. O projeto contém todas as etapas necessárias para realização do mesmo com eficiência e sucesso, como termo de abertura, escopo, EAP (estrutura analítica de processos), modelo Canvas, planejamento da qualidade, cronograma, designação de atividades, orçamentos, recursos e riscos do projeto. A montagem do domo será realizado com os materiais: jornal, fita adesiva, tesoura, entre outros.
Palavras-chaves: Domo – projeto.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Domo geodésico 6
Figura 2 - Estrutura analítica do projeto 9
Figura 3 - Modelo Canvas 10
Figura 4 - Folhas sobrepostas 15
Figura 5 - Enrolar as folhas de jornal 15
Figura 6 - Fixação do tubo 16
Figura 7- Modelo Pentágono 17
Figura 8 - Pirâmide 17
Figura 9 - Pirâmide lateral 18
Figura 10 - Domo 18
Figura 11 - DOMO montado 22
Figura 12 - Junção dos DOMOs 23
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Cronograma 11
Tabela 2 - Atividades 12
Tabela 3 - Execução 12
Tabela 4 - Orçamento 13
Tabela 5 - Riscos 14
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO 6
1.1 - O PROJETO 6
1.2 - DOMO GEODÉSICO 6
CAPÍTULO 2 – O PROJETO 8
2.1 - TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 8
2.2 - ESCOPO 8
2.3 - ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETOS (EAP) 9
2.4 - CANVAS 9
2.5 - PLANEJAMENTO DA QUALIDADE 10
2.6 - CRONOGRAMA 10
2.7 - DESIGNAÇÃO DE ATIVIDADES 11
2.8 - ORÇAMENTO 12
2.9 - RECURSOS 13
2.10 - RISCOS 13
CAPÍTULO 3 - RELATÓRIO DE MONTAGEM 15
CAPÍTULO 4 – RELATÓRIO DE RESULTADOS 20
4.1 – CRONOGRAMA DE MONTAGEM 20
4.2 – ORÇAMENTO 20
4.3 - RISCOS 20
4.4 – QUALIDADE 20
4.5 – PONTOS POSITIVOS 21
4.6 – PONTOS NEGATIVOS 21
4.7 – DESEMPENHO DO GRUPO 21
4.8 – PROPOSTAS DE MELHORIA 22
4.9 – REGISTRO FOTOGRÁFICO 22
CAPÍTULO 5 - CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 24
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem o objetivo aplicar os conceitos e etapas de desenvolvimento de projetos, através do acompanhamento da montagem de um domo geodésico.
1.1 - O projeto
Em importantes iniciativas, a elaboração de um bom projeto é tido como algo mandatório, visto que, este é o ponto de partida do desmembramento de diversas ações.
Quanto mais volumoso for o número de ações, quanto maior for o número de pessoas participantes e envolvidas, maior é a importância de um projeto e maior a garantia que, se bem elaborado, os resultados serão atingidos.
A necessidade de um projeto surge a partir da identificação de um problema ou de uma necessidade visível. Desta forma e, tendo o planejamento como requisito primário, a elaboração de um projeto é antes de qualquer coisa prover recursos no sentido de fornecer soluções, transformando ideias em resultados concretos.
1.2 - Domo Geodésico
O domo geodésico (ou cúpula geodésica) é basicamente uma estrutura que possui auto sustentação devido à sua forma esférica. As diversas formas geométricas que constituem sua casca se comunicam e se apoiam umas nas outras, criando um sistema de transmissão de tensão. Uma imagem de um domo geodésico pode ser observado na figura 1 a seguir.
Figura 1 - Domo geodésico
[pic 1]
Fonte: http://teoriadetudo.blogfolha.uol.com.br/2014/09/27/amyr-klink-e-buckminster-fuller/
A obra foi elaborada por Buclminster Fuller, o qual trabalhou para atingir a popularização e a aplicação comercial de sua arte na construção de habitações e cobertura de grandes espaços.
O domo destaca-se por ser a estrutura mais resistente por quantidade de material já inventada, além de não possuir colunas de sustentação, possuir fácil montagem e leve a ponto de ser transportada até por helicópteros.
Sua resistência deve-se ao formato esférico e aos triângulos que compõem sua estrutura, fazendo com que qualquer força ali aplicada se distribua igualmente até sua base.
Atualmente, o uso da estrutura de domos geodésicos é diversificado, graças à suas vantagens estruturais, onde cria-se em seu interior vãos livres sem a necessidade de pilares de sustentação, sua construído que pode ser feita por infinitos materiais e sua composição leve e equilibrada.
CAPÍTULO 2 – O PROJETO
2.1 - Termo de abertura do projeto
O Termo de Abertura do Projeto (TAP) ou Project Charter é o documento que autoriza formalmente um projeto. Para o projeto “Montagem de um domo”, possuímos o seguinte TAP:
- Projeto: Montagem de um domo geodésico
- Gerente do Projeto: X
- Previsão de Início: 13 de abril de 2016
- Previsão de Término: 12 de maio de 2016
- Objetivos do Projeto: Cada grupo deve realizar a montagem de metade um domo geodésico constituído por 6 pentágonos (5 laterais e 1 superior), este deverá encaixar em uma outra metade de domo, construída por outra equipe que será selecionada aleatoriamente. O domo deverá ser capaz de sustentar ao menos um livro de 400 páginas. Juntamente serão aplicados conceitos de gestão de projetos definidos durante o curso.
- Requisitos: Para a realização do projeto com efetividade será necessário um bom planejamento, com uma boa estruturação, além disso, para a construção do domo geodésico serão necessários os seguintes materiais:
- Tesoura
- Régua
- Jornal
- Fita adesiva
- Grampeador
- Grampo
2.2 - Escopo
O projeto objetiva a aplicação dos conceitos de gestão de projetos definidos durante o curso através da realização das diversas etapas pertencentes ao desenvolvimento de um projeto. O projeto a ser desenvolvido consiste na montagem de um domo geodésico que sustente pelo menos um livro de 400 páginas em sua parte superior e comporte os 8 participantes da equipe dentro.
...