Hidrologia - Delimitação das Bacias 1 e 2
Por: marilu880 • 31/5/2019 • Trabalho acadêmico • 938 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGICAS DO PIAUÍ - UNINOVAFAPI[pic 1]
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
JOÃO MURAT
MARINA LUCENA
HIDROLOGIA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
DELIMITAÇÃO DAS BACIAS 1 E 2
TERESINA (PI)
2019
JOÃO MURAT
MARINA LUCENA
HIDROLOGIA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
DELIMITAÇÃO DAS BACIAS 1 E 2
O trabalho apresentado abaixo mostram os cálculos do anexo postado no portal do aluno que tiveram como base as aulas ministradas pelo Prof. MSc. Renan Gomes
TERESINA (PI)
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. BACIA 15
3.1 CÁLCULO DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ATRAVÉS DA MÉDIA ARITMÉTICA 5
3.1 CÁLCULO DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ATRAVÉS DA MÉDIA THIESSEN 6
3.1 CÁLCULO DO COEFICIENTE DE FORMA 6
3.1 CÁLCULO DO COEFICIENTE DE COMPACIDADE 6
4. BACIA 2 7
4.1 CÁLCULO DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ATRAVÉS DAS ISOIETAS 7
4.1 CÁLCULO DO COEFICIENTE DE FORMA 8
4.1 CÁLCULO DO COEFICIENTE DE COMPACIDADE 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
- INTRODUÇÃO
A hidrologia é uma ciência interdisciplinar e tem evoluído expressivamente devido aos problemas crescentes observados nas bacias hidrográficas, como a ocupação inadequada, o aumento significativo da utilização da água para diversos fins e principalmente em face aos resultados dos impactos sobre o meio ambiente. O estudo da água era uma ciência basicamente descritiva e qualitativa, porém se transformou em uma área de conhecimento onde os métodos quantitativos têm sido explorados através de metodologias matemáticas e estatísticas, melhorando de um lado os resultados e do outro explorando melhor as informações existentes.
Uma bacia hidrográfica de um curso de água é uma área de captação natural da água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório. É composta basicamente de um conjunto de superfícies vertentes de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar um leito único no exutório. Bacia hidrográfica é, portanto, uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, de forma tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída. Pode ser considerada um sistema físico onde a entrada é o volume de água precipitado e a saída é o volume de água escoado pelo exutório, considerando-se como perdas intermediárias os volumes evaporados e transpirados e também os infiltrados profundamente. A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que direcionam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. É uma área geográfica e, como tal, mede-se em km². A bacia hidrográfica é o elemento fundamental de análise no ciclo hidrológico, principalmente na sua fase terrestre, que engloba a infiltração e o escoamento superficial. Ela pode ser definida como uma área limitada por um divisor de águas, que a separa das bacias adjacentes e que serve de captação natural da água de precipitação através de superfícies vertentes.
A precipitação é entendida em hidrologia como toda a água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Neblina, chuva, granizo, saraiva, orvalho, geada e neve são formas diferentes de precipitações. A diferença entre essas precipitações é o estado em que a água se encontra. A disponibilidade de precipitação numa bacia durante o ano é um fator determinante para quantificar, entre outros, a necessidade de irrigação de culturas e o abastecimento de água doméstico e industrial. A determinação da intensidade de precipitação é importante para o controle de inundação e da erosão do solo. Por sua capacidade para produzir escoamento, a chuva é o tipo de precipitação mais importante para a hidrologia.
- OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo ser elaborado de acordo com as bacias hidrográficas do arquivo *dwg anexado no portal. Para cada bacia, determinar o que segue:
Bacia 1
- Cálculo da precipitação média através da média aritmética;
- Cálculo da precipitação média através da média de Thiessen;
- Cálculo do coeficiente de forma;
- Cálculo do coeficiente de compacidade;
Bacia 2
- Cálculo da precipitação média através das Isoietas;
- Cálculo do coeficiente de forma;
- Cálculo do coeficiente de compacidade;
- BACIA 1
[pic 2]
3.1 CÁLCULO DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ATRAVÉS DA MÉDIA ARITMÉTICA
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
3.2 CÁLCULO DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ATRAVÉS DA MÉDIA THIESSEN
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
3.3 CÁLCULO DO COEFICIENTE DE FORMA
[pic 10][pic 11][pic 12]
A = 29,3868 km2
Lax = 7,7554 km [pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
Menor tendência a enchentes.
3.4 CÁLCULO DO COEFICIENTE DE COMPACIDADE
[pic 16]
P = 20,4901 km
A = 29,3868 km2 [pic 17][pic 18]
[pic 19]
...