IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS PATOLOGIAS NAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS RESIDENCIAIS E AS SOLUÇÕES RECOMENDADAS
Por: CaiioRamos • 7/4/2019 • Projeto de pesquisa • 4.693 Palavras (19 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS PATOLOGIAS NAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS RESIDENCIAIS E AS SOLUÇÕES RECOMENDADAS
ITABUNA - BA
2018
Caio Cézar Lima Pedreira Ramos[pic 2]
IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS PATOLOGIAS NAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS RESIDENCIAIS E AS SOLUÇÕES RECOMENDADAS
Pré-projeto apresentado como requisito avaliativo da disciplina TCC I ministrado pelo docente Anderson Alves do curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, campus Itabuna – BA.
ITABUNA - BA
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 04
- Problema 05
- Justificativa 05
- Objetivo 05
- Objetivo Geral 06
- Objetivo Específico 06
- Hipótese 06
- REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 07
- Patologias derivadas da má concepção de projetos 07
- Patologias oriundas da utilização de materiais não conformes 09
- Manutenções na rede que previnam ou corrijam patologias 11
- METODOLOGIA 14
- Área de Estudo 14
- Materiais e Métodos 14
- Procedimento Analítico 14
- RESULTADOS ESPERADOS 16
- ORÇAMENTO 17
- CRONOGRAMA 18
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1. INTRODUÇÃO
Os sistemas hidráulicos prediais são os sistemas de água fria e quente, coleta e destinação de esgotos sanitários e das águas pluviais, formados por conjuntos de canalizações, aparelhos, dispositivos hidráulicos e equipamentos, estes possuem um papel elementar no abastecimento de água, devendo ser projetados de modo a garantir um nível de desempenho satisfatório, levando em consideração a segurança e o conforto dos usuários, assegurando a qualidade da água, tal como o seu fornecimento de modo contínuo e seguro (MEDEIROS, 2005).
Amorim (1989) acentua que, após por uma edificação em uso, os sistemas prediais hidráulicos e sanitários entram em equilíbrio com seus usuários, sendo um dos subsistemas prediais que os usuários mais se relacionam. As instalações hidráulicas e sanitárias são regidas por normas da ABNT. Estando em constante evolução, portanto sujeitas a alterações visando adequá-las à realidade, as normas são dinâmicas e precisam de revisões constantes.
A identificação e estudo das patologias em redes hidráulicas prediais residenciais deve ser feita, pois apontando essas disfunções é possível que a sua instalação seja feita de modo a inibir as possíveis mazelas que venham a acontecer. KNIPPER (2010) evidencia que cerca de 50% das principais causas das patologias residem ainda no processo de produção de projetos e de erros de execução, cerca de 30%; porém ainda lista dezenas de problemas que podem aparecer, e destaca que o uso das normas técnicas em vigor e da manutenção preventiva é imprescindível.
Nas edificações, segundo a SINDUSCON-SP[1], cerca de 75% das patologias decorre de problemas associados às instalações hidráulicas - no entanto, ainda é pouco pesquisado no âmbito mundial e, em particular, no Brasil. Necessitando assim de uma atenção e importância ainda maior, pois os custos referentes a manutenção em redes hidráulicas prediais, crescem rapidamente, uma vez que poderiam ser evitados com medidas preventivas.
- Problema
Quando se trata de hidráulica para instalações prediais é preciso que se dê importância e que se tenha muita atenção, pois segundo Roberto de Carvalho Júnior:
“Para que se tenha uma ideia da negligencia com relação ao projeto e execução das instalações hidráulico-sanitárias, estima-se que 75% das patologias dos edifícios é decorrente de problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais, sendo que a maior parte dessas falhas tem origem no projeto.” (2014, p. 09).
Além de se ter um bom projeto, é necessário que sejam utilizados materiais de qualidade comprovada, pois os reparos em redes hidráulicas sempre apresentam custos muito elevados. Pelo fato de ser um sistema ‘oculto’ por ficar embutido nas edificações, sua execução muitas vezes é feita com muitas emendas e gambiarras, buscando sempre máxima economia nos equipamentos, mas sem prever os custos posteriores com manutenções e substituições de peças.
...