PRINCIPAIS CAUSAS QUE GERAM PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES POR ERROS NA EXECUÇÃO
Por: Diego Marciano • 13/3/2020 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
PRINCIPAIS CAUSAS QUE GERAM PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES POR ERROS NA EXECUÇÃO
¹DIEGO MARCIANO DE SOUZA, ¹VITTOR SOUZA BAPTISTA, ²VANDA ZAGO LUPEPSA, 3CRISTIANE CLAUDIA MEINERZ
¹Discentes do Curso Superior de Engenharia Civil – UNIPAR, Guaíra-PR.
² Coordenadora e Docente do Curso Superior de Engenharia Civil - UNIPAR, Guaíra-PR, vandazago@unipar.br.
3Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental- UNIPAR, Guaíra-PR, cristianecm@unipar.br.
Introdução: Com o passar dos anos, o homem vem exaustivamente estudando para melhorar os métodos construtivos, visando facilitar a execução e adquirir uma melhor qualidade final para os seus empreendimentos. Entretanto, ainda está longe da perfeição, sendo que em alguns casos, as construções apresentam problemas nos quesitos durabilidade e segurança, causados por patologias capazes de condenar uma edificação (MAGALHÃES, 2004).
Objetivo: O presente trabalho teve por objetivo apontar as principais causas que geram patologias em edificações por erro nos processos de execução.
Desenvolvimento: São várias as patologias causadas por erros nos processos de execução, tendo como causa, na maioria das vezes, mais de um fator contribuinte para a mesma. Dentre estes fatores se destacam a falta de fidelidade e compatibilidade com o projeto, ausência de detalhamento, uso de materiais e componentes com qualidade inferior a especificada, a inexistência do controle de qualidade e a falta de mão de obra qualificada. Estes fatores são responsáveis por patologias como fissuras em peitoris das janelas, em encontro de alvenaria e vigas, por falta de impermeabilização, má concretagem de peças estruturais. As fissuras causadas por erros de execução no processo construtivo acontecem por deficiências e imperfeições na execução destes detalhes, não sendo levadas em consideração propriedades físicas dos materiais, dilatação e retração, impermeabilidade e estanqueidade das alvenarias e das construções, formas corretas de execução das alvenarias, projetos de detalhamentos, entre outros (MAGALHÃES, 2004). Segundo Costa (2009) a ocorrência de problemas patológicos originados na fase de execução é devida basicamente ao processo de produção. Destacando como as principais causas para se desenvolverem patologias por erros executivos é a irresponsabilidade técnica, que por muitas vezes modificam e/ou adaptam o projeto sem o consentimento do autor do mesmo, por questões econômicas ou com intenção de simplificar a execução. Além, das más condições que os materiais são armazenados no canteiro de obras, estando expostos a umidade, água e ar podendo levar a degradação e perda das propriedades físicas, como por exemplo, a alteração da resistência do material, ocasionando assim uma redução da vida útil do empreendimento levando ao surgimento de patologias.
Conclusão: Com base no estudo deste trabalho, destaca-se a importância do detalhamento de técnicas executivas no projeto, a qualificação da mão de obra e a presença do controle de qualidade. Diante disto, as patologias causadas por erros no processo executivo poderão ser evitadas.
Referências Bibliográficas:
COSTA, V. C. C. Patologia em Edificações: ênfase em estruturas de concreto. 2009. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 38 p. 2009.
...