IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO
Por: lilado • 13/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 451 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO
RESUMO
A crescente preocupação com o meio ambiente tem levado o país a exercer uma política ambiental cada vez mais efetiva e abrangente, visando responder as novas necessidades ambientais.
Essa nova política ambiental pode ser constatada na atual legislação em vigência.
Os estudos ambientais visam garantir o bem estar da sociedade atual e das gerações
futuras, bem como, uma cobrança cada vez mais efetiva e uma vigilância mais constante, visando o cumprimento da legislação ambiental.
As características do empreendimento e do local proposto para sua instalação exigem a avaliação dos possíveis impactos ambientais causados pelo mesmo no âmbito de Estudo de Impacto Ambiental.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, Impacto, Matriz, Meio Ambiente.
INTRODUÇÃO
O Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, apresenta de forma bastante objetiva, sem perder o teor das informações, a Avaliação de Impacto Ambiental.
Objetivando subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento junto aos órgãos ambientais regionais.
O Relatório visa apresentar as soluções técnicas e ações para evitar ou minimizar os diversos impactos ambientais das obras previstas para a implantação e respectivas operações do aterro.
O escopo do presente estudo compreende as informações gerais, caracterização do empreendimento, diagnóstico ambiental, análise integrada do meio ambiente, identificação e avaliação dos impactos ambientais, medidas de controle ambiental, culminando com os programas de controle e monitoramento das ações.
Objetivando evitar, minimizar e controlar os impactos ambientais negativos e potencializar os impactos positivos.
Um aterro sanitário é de extrema importância para o município e também para o meio ambiente, pois diminui bastante a evitar concentração de lixo nas ruas e na natureza.
IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Localização da área no município de conceição do araguaia PA
O que é um aterro sanitário?
1. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública;
2. O objetivo principal do aterro sanitário é o de melhorar as condições sanitárias relacionadas aos descartes sólidos urbanos evitando os danos da sua degradação descontrolada.
São divididos em dois tipos:
1. Aterro convencional: formação de camadas de resíduos compactados, que são sobrepostas acima do nível original do terreno resultando em configurações típicas de “escada” ou de “troncos de pirâmide”.
Aterro em valas: visa facilitar a operação do aterramento dos resíduos e a formação das células e camadas, assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial.
1. Aterro em valas: visa facilitar a operação do aterramento dos resíduos e a formação das células e camadas, assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial.
Impactos ambientais causados por aterros sanitários e suas medidas mitigadoras
1. Os impactos são divididos em três meios:
2. Meio Físico
3. Meio Biótico
4. Meio Sócio Econômico
Impactos no Meio Físico
1. Geração de gases: A decomposição de matéria orgânica existente na massa de resíduos, produz significativa quantia de gases, que têm como uma de suas principais características um forte odor e fácil inflamabilidade.
2. Medida Mitigadora: Implantação de sistema de drenagem de gases e tratamento de gases e cobertura da superfície do aterro.
Produção de Líquidos Percolados (chorume)
1. Grande potencial poluente, principalmente se infiltrar no subsolo e encontrar o lençol freático ou se escorrer superficialmente atingindo corpos d'água ou nascentes.
2. Medidas Mitigadoras: : Implantação de sistema de drenagem e tratamento de líquidos percolado. Impermeabilização do fundo do aterro. Implantação de sistema de interceptação e tratamento de plumas poluentes.
3.
Assoreamento e Obstrução de Cursos D'água Superficiais
1. A terra carregada pela ação das águas pluviais, atingem os cursos d' água próximos, promovendo o seu assoreamento e obstrução.
2. Medidas Mitigadoras: Plantio de gramíneas para contenção de áreas terraplanadas. Implantação de sistema de drenagem de águas pluviais.
Deslizamento no Maciço de Resíduos
1. O deslizamento dos maciços é responsável por graves acidentes principalmente em aterros de grande porte. Quando na execução das camadas de resíduos, a compactação do lixo
...