TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática aplicada

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  12.772 Palavras (52 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 52

[pic 1]

Sistemas Operacionais

Melissa Tenório Covas, Vanessa Tozelli, Vanessa de Souza Fonseca, Guilherme Ramos Santiago de Souza e Bruno Luis de Souza

Lorena,2015

1.Resumo

Este trabalho apresenta informações sobre sistemas operacionais, os quais, basicamente, podem ser definidos como um conjunto de programas feito para servir de intermediário entre o homem e a máquina e, gerir todos os periféricos de um computador. Estão presentes também alguns exemplos de sistemas comuns ao nosso cotidiano, como o Windows, Mac OS e Linux, alem de sistemas de base e para dispositivos móveis, junto com um breve histórico e conceitos técnicos, incluindo memória e sistema de arquivos, que auxiliam no entendimento do assunto.

2.Introdução

Uma forma simples de definir um sistema operacional (SO) é como uma coleção de programas que inicializam o hardware (parte física) do computador, que fornece rotinas básicas para o controle de dispositivos para a gerencia, escalonamento e interação de tarefas e mantém a integridade do sistema.

O sistema operacional está presente em nossas vidas, sendo ele o responsável pela interface entre usuário e computador. Apesar de tão próximo do homem, seu conceito ainda é muito vago para a maioria das pessoas que o utilizam, mas ainda assim é possível apresentar uma explicação sucinta a cerca desse tema, desde seu histórico geral com os primeiros sistemas inventados até os modelos atuais mais utilizados.

3.Objetivos

O tema foi escolhido, pois segundo a visão do grupo, é um assunto pouco conhecido pelas pessoas, mas está presente no cotidiano de todas enquanto usam celulares, computadores ou algum aparelho eletrônico; sendo o sistema operacional o responsável por essa interação entre o homem e a máquina.

O objetivo desse trabalho é descrever como funciona um sistema operacional, mostrando suas ferramentas e sua importância para o andamento correto dos aparelhos, tais como o conhecemos hoje. Por ser o programa mais importante de um computador, o assunto se torna relevante na atualidade, uma vez que a globalização condiciona cada vez mais o mundo a depender de uma máquina.

O grupo também visa apresentar alguns sistemas operacionais específicos, mostrando seu desenvolvimento histórico, suas ferramentas e como está o sistema operacional na atualidade.

4.Materiais e métodos

Foram utilizadas, como referências para a elaboração do trabalho, fontes de pesquisas online, livros sobre informática, bem como editores de texto (Microsoft Word, Power point, Prezi.com).

5.SOFTWARE

O termo "software" foi criado na década de 1940, e é um trocadilho com o termo “hardware”, que em inglês, significa ferramenta física. Software seria, de maneira geral, aquilo que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele.

Quando um software está representado como: instruções que podem ser executadas diretamente por um processador dizemos, que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e o notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a máquina virtual Java (JVM), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.

O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas deautomação industrial, calculadora etc.

Eles podem ser classificados em duas grandes categorias, são elas:

Software de sistema que incluiu o firmware (O BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos;

Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados. Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.

[pic 2]

6.HARDWARE

No âmbito eletrônico, o termo "hardware" é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída. O termo "hardware" é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina.

. Ele não se limita apenas a computadores pessoais, também está disponível em automóveis, celulares, tablets e etc.

O modo Entrada/Saída concebe todas as maneiras como o computador se comunica com os usuários e outras máquinas ou dispositivos. Os dispositivos de entrada aceitam dados e instruções do usuário. Os dispositivos de saída retornam os dados processados (informações de volta ao usuário). Sem Entrada/Saída, o computador ficaria isolado do mundo, não conseguiria receber instruções. E mesmo que tivesse instruções permanentemente inseridas em sua memória, não teria como comunicar os resultados do trabalho já executado.

Os principais dispositivos de entrada de informações são o teclado, mouse, drive de CD/DVD-ROM, pen drive, scanner. E os principais dispositivos de saída são o monitor de videio, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora. E existem os dispositivos que são tanto de entrada como de saída, como por exemplo, o modem, drive de disquete, gravador de CD/DVD e disco rígido.

7.O que é e como funciona um sistema operacional

Um sistema operacional é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, mantendo sua integridade. Ele executa rotinas básicas para controle de dispositivos como gerência, escalonamento e interação de tarefas. Ele inicia processos para que o hardware funcione corretamente, como arquivos que necessitam ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Ele evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memória, o que poderia causar grandes problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.8 Kb)   pdf (450.8 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com