Instalação Planta Automática De Fechamento De Garrafas
Por: bodeinez • 8/5/2024 • Projeto de pesquisa • 920 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
ETAPA 2 – DESENVOLVER O RELATÓRIO FINAL E APRESENTAR O PROJETO DO DISPOSITIVO DE FECHAMENTO AUTOMÁTICO DE GARRAFAS DE BEBIDAS LÁCTEAS.
Nesta etapa, após a aprovação do pré-projeto pelo engenheiro Fernando, você deverá desenvolver e apresentar o projeto do dispositivo de fechamento automático de garrafas de bebidas lácteas para linha de iogurtes Lacgurt da empresa Lactotrônica S.A.. Você é o técnico de automação responsável pelo desenvolvimento desse relatório e deverá apresentar o mesmo, desta vez para a gerência da empresa.
A imagem a seguir apresenta uma ideia de um sistema de fechamento da linha de iogurtes Lacgurt da empresa Lactotrônica, onde será instalado este equipamento.
[pic 1]
Finalizada esta etapa e a partir da aprovação do desenvolvimento do projeto pela gerência, será fabricado o dispositivo de fechamento automático de garrafas de bebidas lácteas. Esse dispositivo será instalado após o processo de envase, que você já automatizou anteriormente, deixando, desta forma, toda a linha automatizada.
Para tanto, revisaremos o conhecimento necessário para que você possa elaborar esse relatório e sua apresentação, bem como testaremos esses conhecimentos com alguns exercícios.
Vamos começar?
Na etapa anterior, um grupo de técnicos desenvolveu o planejamento de um projeto, a partir da análise da viabilidade econômica, e, como resultado desta análise, foram desenvolvidas planilhas de planejamento das tarefas, cronograma das atividades e tabela de custos.
[pic 2]
Bem, agora teremos que fazer a especificação técnica do projeto de automação industrial, sendo que esse deve ter critérios específicos em relação aos documentos, formulários, normas, padrões e bibliotecas de típicos. Para tanto, o técnico em automação deve imprescindivelmente conhecer as principais tecnologias utilizadas e as principais formas de especificação técnica de um sistema de controle e automação.
E você sabe quais os documentos que compõe um relatório de especificações técnicas de um projeto conforme Metodologia científica – ABNT?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
A NBR estabelece algumas regras para a apresentação gráfica, entretanto, de acordo com o texto da Associação Brasileira de Normas Técnicas, "[...] o projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho.".
De acordo com a NBR 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011), a estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Com a finalidade de orientar os usuários, a disposição de elementos é dada na sequência.
Dentro de um projeto na área de automação, temos que conhecer várias outras áreas de conhecimento como mecânica, elétrica, pneumática, hidráulica, de instrumentação e controle. Somente desta forma conseguiremos desenvolver um projeto da automação industrial.
Clique aqui e veja um processo que você já conhece, com todas estas áreas envolvidas.
[pic 3][pic 4]
Tendo conhecido um pouco de cada área, vamos verificar o que os profissionais que PROJETO MECÂNICO
Geralmente, a confecção de um projeto de automação inicia pela parte estrutural, ou seja, pelo projeto mecânico, pois é nela que instalaremos a parte elétrica, pneumática, hidráulica e de instrumentação.
Porém, para começar um projeto mecânico, o técnico deve conhecer os melhores tipos de materiais para confecção destas estruturas, as normas e preferencialmente algum software de desenho técnico, como, por exemplo: Autocad, Solidworks, Inventor, entre outros.
FIQUE ATENTO
Com o surgimento de novas tecnologias nesta área, os materiais tendem a ficar mais leves e mais resistentes. O domínio e o conhecimento das propriedades dos materiais são de grande importância em um projeto e para isso o técnico deve estar sempre atualizado. Acesse: http://www.ndsm.ufrgs.br/
Aqui temos um exemplo da evolução dos materiais dos automóveis na indústria automotiva.
[pic 5] | [pic 6] | [pic 7] |
Automóvel de década de 60, com toda sua estrutura em aço, além dos para choques e das rodas. Em média, os carros desta época pesavam mais que o dobro dos carros atuais. | Automóvel produzido atualmente, desenvolvido com o "Advanced High Tensile Strength Steel" (aço avançado de alta resistência), conhecido como AHSS, deixando o carro 17% mais leve em comparação com os outros modelos. | Já existem automóveis super leves com a carroceria totalmente construída em alumínio que pesam 1.310 kg, 120 kg a menos do que o seu modelo anterior. Este metal oferece maior potencial de redução de peso dos veículos em comparação ao aço de alta resistência. |
Com o software de projetos não é diferente, esta área está em constante evolução. Veja a seguir a evolução do projeto mecânico.
...