Instrumentação de Estruturas Civis
Por: gmunizbaesa • 24/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 622 Palavras (3 Páginas) • 488 Visualizações
Monitoramento das Estruturas Civis
1. Instrumentação
A instrumentação de Barragem de Enrocamento e Face de Concreto (BEFC) objetiva essencialmente a observações dos recalques e deslocamentos horizontais do maciço de enrocamento e a movimentação
Barragem de Enrocamento
A Instrumentação de uma BEFC objetiva, essencialmente, a observações dos recalques e deslocamentos horizontais do maciço de enrocamento, a movimentação da laje de montante e da vazão efluente.
Células de Recalque
As Células de Recalque são instrumentos de funcionamento hidráulico baseando-se no princípio dos vasos comunicantes.
Cuidados especiais são tomados para a troca de água a fim de se evitar a presença de bolhas de ar na tubulação, presença de partículas sólidas e de algas entre outros. As leituras são efetuadas nas Cabines de Leitura.
Extensômetros Múltiplos de Haste tipo KM
O objetivo é a determinação de Deslocamento Horizontal de pontos internos do maciço de enrocamento.
São instalados nas mesmas seções onde estão instaladas as Células de Recalque, com o objetivo de se obter as resultantes dos deslocamentos do aterro durante a Construção, Enchimento e Período Operacional.
As leituras são de fácil execução e a correção das mesmas devido à movimentação conjunta do enrocamento e do sistema de medição são realizadas a partir de Leituras Topográficas realizadas em Marcos Superficiais instalados nas Cabines.
Cuidado especial será dado à análise dos resultados, pois o seu funcionamento, para comprimentos longos, pode ser comprometido face à deformação do enrocamento, e, conseqüente, atrito excessivo na haste. Para que seu mecanismo de funcionamento seja preciso, há necessidade de instalação de dispositivo para o tracionamento, uniforme e constante das hastes de medição.
3.1.1 Medidor Magnético de Recalque
Os Medidores Magnéticos de Recalque são constituídos por tubo-guia e placas magnéticas instalados no interior do maciço com o objetivo de obter módulo de deformabilidade do enrocamento. Permitem comparar com os recalques das Células de Recalque.
Cuidado especial será dado para a manutenção no medidor constituído por trena, pois ao longo do tempo podem ocorrer inconsistências nas leituras devido ao seu alongamento excessivo. Convém observar que, caso as movimentações do maciço sejam de grande magnitude os tubos poderão sofrer deformações tais que impeçam a descida do torpedo para a execução das leituras.
3.1.2 Eletroníveis
Os eletroníveis são constituídos por inclinômetros instalados na laje de concreto para a obtenção de sua deflexão desde a sua base.
3.1.3 Medidores Elétricos de Juntas
Os Medidores Elétricos de Junta são utilizados principalmente na região das Ombreiras onde são esperadas aberturas de juntas verticais de tração entre as lajes de concreto.
3.1.4 Medidores Triortogonais de Junta Perimetral
Ao longo da junta perimetral entre o Plinto e as Lajes de Concreto foram instalados medidores em 3 direções: Abertura, Fechamento, Recalque da Laje de Concreto e deslizamento da Laje em relação ao Plinto.
...