Introdução a Engenharia Química
Por: Vivian Alves • 30/5/2016 • Monografia • 620 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Introdução a Engenharia Química
1. O que é Engenharia
A engenharia é aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos em forma adequados a necessidade do ser humano e do meio que o cerca. Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. Um profissional apto para trabalhar com transformações e indispensável aos dias atuais, pois estamos em uma época de mudanças velozes que atuam diretamente na percepção humana, cujo reflexo se dá diretamente no ambiente que o abriga.
2. Engenharia Química
Pode ser vista como um ramo da engenharia envolvido com processos, em que as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, conteúdo energético ou estado físico, por meio de processamento, no qual os produtos resultantes venham a atender a um determinado fim. A presença de características de composição e micro estruturas na criação e desenvolvimento de produtos faz com que a engenharia química seja necessária neste ramo. Ela esta cada vez mais presente no ramo de produtos em complemento ao ramo de processos na indústria.
2.1 O engenheiro químico
O Engenheiro Químico, originalmente, foi concebido para atuar exclusivamente na Indústria Química. Hoje em dia, a sua formação, permite que o Engenheiro Químico, resolva problemas relacionados a projetos, construção e operação de instalações (plantas), onde ocorre praticamente qualquer tipo de transformação de matérias em níveis moleculares ou macroscópicos, em pequena ou larga escala e em operações contínuas ou em batelada. O objetivo do engenheiro químico é trabalhar uma matéria-prima, transformá-la e obter como resultado um produto que tenha valor agregado.
A engenharia química oferece grande avanço tecnológico e cientifico a sociedade e a possibilidade de se produzir em grande escala. O profissional tem que ser capaz de entender a natureza do que ele faz (transformação), no que (Projetos e processos) e onde ele atua (Indústria, centros de pesquisas). Não basta ser bom técnico se não for capaz de entender, de forma abrangente, o sentido da atividade que está exercendo.
3.Ética Profissional
As faces da Indústria Química se confundem com as do ser humano. O engenheiro químico, por estar estreitamente ligado a este tipo de indústria, tem o dever, o compromisso de assumir esta responsabilidade perante a sociedade e o futuro. A responsabilidade ética nasce da necessidade da ética em si próprio. A partir do momento em que surge a possibilidade de distinguir o certo e o errado, à habilidade critica onde questionar qualquer ação se torna real.
A ética passada a indústria faz com que ela note a necessidade de arcar com o resultado das suas ações, surgindo assim à:
Responsabilidade ambiental: deve estar inserida na estratégia empresarial na medida em que transformando e/ manipulando matéria e/ou energia afeta a todos.
Social (filantrópica): Baseia-se no “assistencialismo”.
Social econômica: Busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. Uma empresa não pode ser considerada socialmente responsável somente por cumprir benefícios legais.
...