Introdução a Computação para Engenharia
Por: Pedro Mariani • 18/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
Introdução e histórico da computação
Informática → é uma informação automática
Computação → sequencia de dados que sofre um processamento e gera uma informação
Os três componentes de um sistema de informação são:
Peopleware → componente humano do conjunto
Hardware → componente físico (equipamento)
Software → componente logico (programa de dados)
Hardware é a parte material/física do computador
Arquitetura do computador é constuida em:
Processamento: controle e processamento de instrução
Memoria: armazenamento de dados, programas, tabelas.
Entrada/Saída: dialogo c/ periféricos // dialogo homem e maquina (mouse, teclado, monitor).
Os tipos de memoria são:
ROM → menor que a RAM; independente de energia; permanente; apenas leitura; orientar computador nas 1°s operações (inicializar, hora, data).
RAM→ temporária; utilizada pelo usurário p/ gravar seus dados; depende de energia e pode ser apagada.
Memoria Cache → memoria rápida e de acesso privilegiado, onde são colocados os dados frequentemente usados. É divida em: L1(dentro do processador – menor) e L2 (dentro da placa mãe – maior)
Memoria Virtual → utiliza hardware e software p/ simular capacidade de armazenamento que o real
Memoria secundaria → disco rígido, pen drive, Cd, DVD
A função da CPU é reconhecer informações e executa-las. CISC (reconhece mais instruções e executa mais programas) e RISC (executa menos instruções, só que é mais rápido e mais barato
A função CLOCK dita à velocidade entre informaçaoxprocessamento (pode ser alterada, mas pode gerar OVERCLOCK
A função BIOS é responsável por acordar o computador (contar e verificar a memoria RAM, iniciar dispositivos e dar inicia ao BOOT (memoria do PC)
Os barramentos são a junção do caminho da memoria, processador e periféricos, deixando livre e fácil a comunicação entre eles.
As trilhas de um disco rígido são caminhos circulares (anéis que componham o disco rígido). Já os setores são pedações que componham as trilhas, sendo as informações gravadas na trilha.
Periférico de Entrada: inserem dados (CPU, teclado, mouse, scanner).
Periférico de Saída: mostram dados do PC para o usuário (CPU, impressora, monitor, cx de som
Entrada e Saída: disquete, celular, impressora c/ scanner, CPU, Modem.
Sistemas Numéricos
Decimal – Base 10 → 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Binária – Base 2 → 0 e 1
Octal – Base 8 → 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 (separado de 3 em 3 números)
Hexadecimal – Base 16 → 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A(10), B(11), C(12), D(13), E(14), F(15). (ex: FFH – significa o numero FF em hexadecimal) (separado de 4 em 4 números)
CONVERSAO
Ou é multiplicando o n° de numero por 2^n ( ordem da sequencia de números)
Ou é Dividindo o numero por 2 ate chegar num ultimo resultado inteiro
Ex: Binário → decimal
[pic 1]
[pic 2]
Ex: decimal → binário
[pic 3]
Portanto: binário → decimal: multiplica
Decimal → binário: divide
Octal → decimal: multiplica
Decimal → octal: divide
Hexadecimal → decimal: multiplica
Decimal → Hexadecimal: divide (lembrando que 10, 11, 12, 13, 14 e 15 são: A B C D E F).
Software
Software é o conjunto de instruções p/ serem compreendidas pela CPU; conjunto de instruções planejadas passo a passo p/ transformar dados em informações.
O software aplicativo efetua tarefas que sirvam diretamente ao usuário (controle de contas a pagar / processamento de textos)
O software sistema é o intermediário do software e do hardware p/ controlar e coordenar o sistema
O sistema operacional do computador é como se fosse o cérebro do computador. Ele da às ordens p/ execução. Os principais sistemas são o MDOS, Windows, Linux, Os, MAcOs
O software de condigo fonte e o Linux são importantes devido ao usuário ter o poder de modificar o software de acordo com o que melhor convém. As empresas podem corrigir falhas, mudar configuração etc.
As vantagens dos aplicativos em nuvem, como o Google Docs, é que se você esta em um computador, e salva ‘’na nuvem’’, você pode abrir e alterar o arquivo em qualquer maquina c/ acesso a internet.
Principais ferramentas de software de produtividade: processador de texto (Word), planilha eletrônica (Excel), gerenciamento de banco de dados, gráficos, comunicação (internet), gerenciamento de inf. Pessoais (calendário, bloco de notas, calculadora).
Os mashups da Web é a combinação de 2 recursos cujo a informação é mais valida juntas do que ela sozinha ( google maps mostrando anuncio de casa // google maps mostrando gasolina mais barata )
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