TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia de Produção

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Com o objetivo de estudar os cursos de engenharia de produção no Brasil , verificando seu crescimento desde o surgimento e organizando os dados de procura de emprego para graduados no curso, identificar áreas em que pode atuar um engenheiro de produção. Nesse aritigo avaliou-se o número de egressos no período 2003 a 2006 visto que foi o período com maior demanda .

O engenheiro de produção pode trabalhar como supervisor de gestão da produção, participar da gestão econômico-financeira, da tomada de decisões estratégicas e, da gestao de pessoas. No artigo a Produção possui menor carga técnica das engenharias pois, é mais genérica, englobando um leque maior de conhecimentos e habilidades. Tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos, faz parte das atribuições típicas do engenheiro de produção. Sob a ótica do emprego, o mercado de trabalho para a engenharia de produção é, sem sombra de dúvidas, o que desfruta da melhor situação.

Engenharia de produção no Brasil

No período entre 2003 – 2006 teve uma crescente de 30% (14.608 - 20.974 )no mercado de trabalho no Brasil para engenheiros de produção. Segundo a UFSCAR essa crescente se deu ao grande número de multinacionais que trouxeram em suas estruturas a necessidade de engenheiros de gestão. Isto influenciou o mercado de trabalho que passou a demandar profissionais que ainda não eram formados pelas faculdades e escolas de engenharia da época.

até o ano de 1994, a criação de cursos de engenharia de produção não apresenta um desempenho de destaque. A realidade começa a ser alterada a partir de 1995 e, no período 1995/98, terminam sendo criados 24 cursos de engenharia de produção em apenas quatro anos (média de 6 cursos por ano). Nos períodos seguintes, 1999/02 e 2003/06, a criação de cursos tem uma característica de progressão e são criados, respectivamente, 16,5 e 30 cursos a cada ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com