Introdução a engenharia
Por: eder120412 • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO[pic 1]
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RESENDE
14/04/2015
Foguete de garrafa pet
Leandro Kiyoshigue Shinoda 15275060
Eder Richard da Silva Rangel 15276012
Leandro
RESENDE
14/04/2015
Foguete de garrafa pet
Relatório apresentado à Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Engenharia de Resende, como requisito parcial da disciplina introdução a engenharia, no 1º ano do Curso de Engenharia de Produção.
Orientador: Júlio Batista
INTRODUÇÃO
Foguete de garrafa pet
Neste trabalho descreve-se a construção de um foguete utilizando garrafas descartáveis de refrigerante (PET) de 2 l e a montagem de um sistema de propulsão que funciona com água e ar comprimido. Mostram-se também vários fatores que influenciam na estabilidade do foguete durante o voo, como a obtenção e relação entre centro de massa e centro de pressão. Apresenta-se ainda a teoria envolvida durante o lançamento por meio de algumas aproximações, mostrando a aplicabilidade de assuntos comuns no ensino médio como segunda e terceira leis de Newton, conceitos de momento linear e velocidade relativa, movimento de um fluido perfeito utilizando a equação de Bernoulli e a equação de continuidade e expansão adiabática de um gás ideal. Por fim, obtém-se a velocidade máxima que o foguete pode atingir aplicando-se uma pressão de 80 psi, sendo possível estimar a aceleração do mesmo durante o processo de ejeção de água, algo próximo a 25 g, um resultado surpreendente pela simplicidade da montagem.
OBJETIVO
● Aprender como se monta um foguete;
MATERIA NECESSÁRIO
Os materiais citados abaixo não são os únicos que podem ser utilizados para a construção do foguete; a imaginação do construtor pode dar lugar a substituições. São necessários:
- Uma bexiga com agua.
- 2 garrafas descartáveis de refrigerante (PET) de dois litros. Utilize somente PET, pois este material pode suportar altíssimas pressões internas;
- Caixa de papelão;
- fita adesiva transparente ;
- 1 rolha de cortiça grande;
- 1 válvula de pneu de bicicleta;
- 1 tubo de caneta vazio;
- 1 mangueira com até 6 mm de diâ- metro;
- 1 bomba de encher pneu de bicicleta;
PROCEDIMENTO
- O professor orientou-nos a fazer um grupo com quatro pessoas e cada um a ficar com uma função
- Utilizamos água destilada dentro de um béquer de 250 ml até a metade dele
- Medimos a temperatura inicial com o termômetro do laboratório para ser o tempo inicial (zero)
- Colocamos o béquer sobre o tripé com a tela de amianto
- Acendemos o fogo através do bico de gás
- Um integrante cronometrava e a cada trinta segundos solicitava a temperatura
- Outro integrante checava no termômetro e passava para o outro integrante anotar a temperatura, conforme o tempo, assim fazendo uma tabela, e assim foi até a temperatura ficar constante por uns minutos, chegando ao ponto de ebulição.
- Desligamos o fogo
- Despejamos a água destilada quente e demos um tempo para que o termômetro ficasse na temperatura ambiente
- Enchemos o béquer com uma nova agua destilada e misturamos com sal e foi feito o mesmo procedimento até que a temperatura ficasse constante
- Assim comparamos as tabelas da substancia pura e quando com uma mistura.
CONCLUSÃO
O Projeto Interdisciplinar proporcionou uma aprendizagem prática e integrada das disciplinas estudadas no primeiro período do ciclo básico de engenharia. Explorar a criatividade, o desenvolvimento da capacidade de relacionamento interpessoal, interação para realizar um excelente trabalho em equipe, foram algumas das metas alcançadas pelo grupo através do Projeto.
...