Introdução a engenharia
Por: nadyabyanca • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Questionário
O presente questionário visa conhecer melhor a área de atuação do entrevistado, suas rotinas de trabalho e seu ponto de vista acerca do mercado de trabalho na área em que atua.
Dados do aluno:
Nome completo: Nadya Byanca Carvalho Cruz
R.A: 1104970
Polo: Parauapebas
Etapa: 1ª etapa
Turma: E21
Dados do entrevistado:
Nome completo: Yuri Nunes
Formação: Engenheiro Eletricista
Área de atuação: Engenheiro de Proteções de Sistemas Elétricos
Empresa: Vale
Data de aplicação do questionário: 13/4/2015
1- Atualmente, você atua na sua área de formação?
R= Sim, atualmente atuo na área de proteção de sistemas elétricos e também em manutenção de sistemas elétricos.
2- Após o término da faculdade você buscou aprimorar seus conhecimentos através de especializações, mestrados e doutorados?
R= Sim, atualmente faço pós-graduação em gerenciamento de projetos, e fiz cursos básicos de proteção de sistemas elétricos.
3- Os conhecimentos e cálculos aprendidos na faculdade são de fato utilizados e de grande importância no campo de atuação?
R= 80% dos cálculos não são utilizados no dia a dia, mas os outros 20% são essenciais, principalmente e a profissional trabalha na área técnica.
4- Na sua opinião, em sua área de atuação, existe algum curso que se torna imprescindível para estar na lista dos profissionais mais requisitados do mercado?
R= Acredito que não. A área é ampla e o curso de engenharia dá uma base muito boa tecnicamente, não tem um curso que seja imprescindível.
5- Existe de fato a necessidade de se falar outros idiomas?
R= Se a pessoa quer crescer profissionalmente sim. Tem como o profissional atuar sem saber falar outros idiomas, porém, falar algum outro idioma, o inglês por exemplo, é essencial. Até porque boa parte dos equipamentos possuem manual em inglês.
6- O profissional da engenharia é valorizado?
R= Sim, teoricamente o profissional recém-formado já ganha um bom salário. O peso salarial do engenheiro é bom, mas chega um certo ponto da carreira em que fica mais difícil o crescimento profissional.
7- Existem muitas oportunidades de emprego com bons salários e bons desafios profissionais?
R= Existem sim, o mercado atual que está retraído devido a crise que estamos passando, mas existem grandes possibilidades de se trabalhar em boas áreas. Em relação ao salário, como já foi dito, chega um certo ponto em que o crescimento profissional fica difícil, porque a carreira tende a ser mais de gestão para se conseguir bons salários, uma carreira técnica não dá um aumento de salário tão grande.
8- Como você enxerga na conjectura atual o mercado de trabalho nas áreas da engenharia?
R= Atualmente para as áreas de engenharia o mercado de trabalho está ruim. Tenho vários amigos que fizeram faculdade comigo que estão desempregados.
9- Em seus projetos têm havido preocupações com a sustentabilidade ambiental? Se sim, na sua opinião, quais as preocupações mais importantes?
R= Nossa maior preocupação é evitar a poluição do meio ambiente, então tomamos certos cuidados com descarte de equipamentos, de óleos e os demais derivados da nossa atividade,
...