Introdução à Engenharia
Por: jvitors • 3/4/2016 • Projeto de pesquisa • 529 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
- Transcreva com suas palavras as principais diferenças entre a engenharia do passado e a engenharia moderna? Não esqueça de citar como ocorreu o início e o desenvolvimento de todo o processo até chegar nos dias atuais. (2,5 pontos)
A engenharia do passado utilizava de métodos e conceitos centrados de certa forma no homem, criando e sofisticando métodos com forte exploração dos recursos naturais pela introdução da agricultura, da domesticação de animais, da modelagem da cerâmica, e da fabricação de vinho e da cerveja. No geral era restrito aos militares que detinham os estudos e os avanços que por sua vez também eram operacionalizados como meios de defesa contra os inimigos, tais como: construções de armas, pontes, pirâmides, arquedutos e fortalezas.
A era moderna da engenharia tornou-se mais generalizada, com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação aos problemas práticos, surge o engenheiro, que é o resultado de todo um processo ocorrido durante milênios baseado na ciência, porém não fugindo dos conceitos aplicados no passado. A partir da criação da máquina à vapor (1769) houve um grande desenvolvimento no setor energético, têxtil, transportes e ferrovias. O início da fase da revolução industrial trouxe novos parâmetros à engenharia moderna, como o desenvolvimento e fabricação de produtos químicos à muitas fábricas de processos, dando início à função de engenheiro químico, o crescimento da engenharia mecânica com o desenvolvimento de máquinas e ferramentas modernas, a engenharia aeronáutica com o desenvolvimento de veículos espaciais e aeronaves.
2) “No século XX, os desenvolvimentos do gerenciamento e evoluções metodológicas, além das tecnológicas, podem ser classificados em seis grandes fases”. Utilizando suas palavras, explique o impacto que cada fase ocorrida entre o ano de 1922 e 2000 gerou em nossa sociedade. (2,5 pontos)
1922-1932 – Gerenciamento Científico
Era da produção em massa e infraestruturas, tais como: centrais elétricas, refinarias de petróleo, agricultura em larga escala, produtoras cinematográficas, linhas telefônicas, indústria automobilística, estradas e aviação militar.
Neste início temos a aceleração industrial e tecnológica, o setor energético e a extração do petróleo em terra especialmente nos EUA, produção de cinema iniciado no berço de Hollywood, estradas de pavimentação e ferrovias, indústria de automóveis e aviação principalmente para fins militares ocasionados pelo período da 1ª guerra mundial.
1932-1947 – Regulamentação Governamental
Desenvolvimento de rádio e televisão, componentes eletrônicos sólidos, satélites artificiais, computadores, aviação comercial, tecnologia nuclear, veículos militares.
1947-1960 – Marketing e Diversificação
Criação de sistema de rádio e televisão, satélites de comunicação, exploração do espaço, viagem do homem à lua.
O início da exploração do homem ao espaço e chegada à lua, impulsionado por países como EUA e Rússia, nessa época a sociedade pode acompanhar essas conquistas pelo rádio e pela televisão.
1961-1971 – Estratégias e Mudanças Sociais
1972-1987 – Competitividade e Reestruturação
1987-2000 – Globalização e Conhecimento
Caracterizada pela era digital, uso da informática, sistemas computadorizados, criação da internet, empresas virtuais, aparelhos celulares.
...