Lampada Fluorescente
Monografias: Lampada Fluorescente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticia.araujoo • 10/11/2013 • 987 Palavras (4 Páginas) • 529 Visualizações
Introdução
As lâmpadas fluorescente são muito usadas em todos os lugares,escritórios, casas, lojas, escolas, por exemplo, devido as sua iluminação uniforme, e seu baixo consumo de energia.
Neste relatório, será apresentado o funcionamento de uma lâmpada fluorescente evidenciando seu rendimento e o porquê que as lâmpadas incandescentes estão sendo substituídas por elas. Além de mostrar como são instaladas, os benefícios e malefícios de utiliza-las.
Sumário
- Lâmpada fluorescente.......................................................................... 4
- Funcionamento da lâmpada fluorescente............................................. 4
- Instalação de uma lâmpada fluorescente.............................................. 5
• Reator eletromagnético de partida convencional.......................... 5
• Reator eletromagnético de partida rápida..................................... 6
• Reator eletrônico de partida rápida............................................... 6
- Lâmpada fluorescente e incandescente................................................ 7
- Benefícios e malefícios de uma lâmpada.............................................. 7
- Conclusão.............................................................................................. 8
- Anexo..................................................................................................... 9
- Bibliografia............................................................................................. 11
Lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes têm uma iluminação uniforme e que não formam sombras, quando são bem instaladas. Elas iluminam devido a corrente elétrica que flui no tubo de vidro contendo gás a baixa pressão.
Funcionamento da lâmpada fluorescente
A lâmpada fluorescente é composta por um tubo de vidro que contem uma porção de mercúrio e um gás inerte, que geralmente é o argônio, mantido a baixa pressão. O tubo é revestido de pó de fósforo na sua parte inerte. Em cada extremidade contém um eletrodo, que são conectados ao circuito elétrico, conforme a figura 1.0. Esse circuito é ligado a uma alimentação de corrente alternada.
Ao ascender a lâmpada, os eletrodos irão gerar uma corrente elétrica, que ao passar através da mistura de gases (argônio + vapor de mercúrio), emitem luz na faixa de comprimento do ultravioleta, que não é visível aos olhos humanos. Então essa luz é absorvia pelo pó de fósforo, que é uma substância que tem propriedade de transformar o comprimento de onda invisível, o ultravioleta, para luz visível, que é refletida para o ambiente.
Figura 1.0
Instalação de uma lâmpada fluorescente
Para que a lâmpada acenda é necessário que assim que o interruptor geral feche seja aplicada uma tensão maior que a fornecida pela a rede de energia, pois o gás do interior da lâmpada tem uma elevada tensão de ionização. No entanto, assim que a tensão é estabelecida e a lâmpada começa a conduzir corrente, para que ela continue em condução uma tensão menor como a que é fornecida pela rede de energia é suficiente. Devido isso, o gasto de energia é muito maior quando acendemos a lâmpada, então ficar ligando e desligando a lâmpada aumenta o consumo de energia.
Para instalar a lâmpada é de fundamental importância a utilização de um reator, que é um equipamento auxiliar, que limita a corrente na lâmpada e fornece as características elétricas adequadas para o circuito.
É preciso que se utilize um reator de boa qualidade, pois assim garante um melhor desempenho para os projetos elétricos, contribuindo diretamente para a manutenção do fluxo luminoso e a vida útil da lâmpada, além de diminuir a temperatura da lâmpada, o consumo de energia elétrica e fazer com que a lâmpada acenda em um menor espaço de tempo.
As instalações podem ser feitas com o reator eletromagnético de partida convencional, o reator eletromagnético de partida rápida e o reator eletrônico de partida rápida.
• Reator eletromagnético de partida convencional
Na instalação com esse reator, é necessário a utilização de um start, que também é um dispositivo auxiliar, que tem como função principal fechar o circuito da lâmpada para o aquecimento dos filamentos e então abrir o circuito para a partida da lâmpada.
Na partida convencional, quando ligamos a luz,a corrente passa do reator para os filamentos da lâmpada e em seguida passa pelo start, que tem um elemento térmico, que quando aquecido abre os contatos do starter e assim a corrente é interrompida. Devido isso, o campo magnético do reator fica com suas linhas de força contraindo em alta velocidade, isso gera um pulso de alta tensão, que faz a lâmpada acender (Figura 2.0).
Figura 2.0
• Reator eletromagnético de partida rápida
Os
...