Levantamento Topográfico Planimétrico
Por: Marcopinheiro • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
Universidade Estadual de Goiás.
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Curso de Engenharia Civil.
Urbanismo
Acadêmico:
Marco André Reis Pinheiro
Engenharia Civil:
5º p.
Docente:
Bill
Matéria:
Noções de arquitetura e urbanismo II
Anápolis, 19 de novembro de 2010
Sumário
O Surgimento do Urbanismo e a formação do seu conceito ..................................... 1
Urbanismo e cidade ................................................................................................... 2
Novo Urbanismo ........................................................................................................ 3
Conclusão .................................................................................................................. 4
1. O Surgimento do Urbanismo e a formação do seu conceito
O Urbanismo é considerado como uma ciência que nasceu no final do século XIX, para o estudo, a organização e intervenção no espaço urbano, como prática das transformações necessárias à realidade caótica das condições de habitação e salubridade em que viviam os habitantes de grandes cidades européias, na época da revolução industrial. Entretanto uma maior maturidade teórica só foi alcançada então no final do século XX. Surgiu para estudar e buscar soluções para os problemas da cidade, sendo esta um espaço em transformação permanente, que, no entanto se for observada durante um curto período de tempo pode parecer estática. O surgimento do ‘urbanismo’ é de origem francesa.
A definição desse termo sempre varia de acordo com a época e lugar. No Brasil, assim como em outras partes do mundo, o Urbanismo recebe, às vezes, diversas denominações distintas, e um exemplo é a denominação planejamento urbano, sendo que este último se aplica ao planejamento de uma cidade individualmente abrangendo toda a ação do estado sobre o urbano e sobre o processo de urbanização, que seria o planejamento urbano latu senso, sendo uma denominação mais recente, e muitas vezes utilizada como substituição ao primeiro nas últimas décadas.
2. Urbanismo e cidade
A cidade é tida como o principal objeto de estudo do Urbanismo (o que revela um dualismo), sendo muito mais do que uma aglomeração de pessoas e construções num determinado espaço territorial. É o lugar para onde converge o fluxo de capital econômico, social, financeiro, advindo de várias localidades que estabelecem com ela relações sociais, políticas e econômicas, e enfim, onde se concentram os bens de reprodução do capital e a força de trabalho. Isto demonstra a complexidade do que é a cidade. Na cidade acontecem intensas relações sociais de troca, de movimento, de poder e por isso é dinâmica. Seus espaços são dinâmicos e se transformam no decorrer do tempo em virtude de todos estes e outros fatores.
[pic 1]
[pic 2]
3. Novo Urbanismo
Há alguns anos surgiu uma corrente denominada New Urbanism (Novo Urbanismo), nos anos 80 do séc. XX , que resgata alguns princípios do Urbanismo Moderno. Ele traria princípios para reordenar o ambiente construído de cidades, vilas, bairros e unidades de vizinhança. O chamado Novo Urbanismo pode ser considerado como voltado para um planejamento físico-territorial, tido por muitos como clássico e elitista, mais restrito.
Os princípios do chamado Novo Urbanismo estariam ligados a referenciais teóricos de décadas passadas. Tais princípios se contrapõem em alguns pontos, à idéia de modernidade contida na Carta de Atenas. Defende-se a diversidade no espaço urbano, e a rua como local de convivência e de vida urbana, e de cidadania. Assim se teria uma real integração entre a população e a cidade que nela vive. A escala humana é valorizada, assim como a qualidade de vida do espaço urbano, com enfoque na escala local, da comunidade, ou bairro.
...